A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, terá quatro atletas e dois técnicos nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim 2008. Kaio Márcio de Almeida e Ana Marcela Cunha, pelo Brasil, além de Liliane Guiscardo, pela Argentina, estarão na Olimpíada, ao lado dos técnicos Märcio Latuf Rosane Carneiro, enquanto Carlos Farrenberg, o Carlão do Brasil, atuará na Paraolimpíada.
Nos Jogos Olímpicos, a UNISANTA terá Kaio Márcio de Almeida nos 100 e 200m borboleta e 4×100 medley; Ana Marcela Cunha, na maratona aquática de 10 km e Liliane Guiscardo, nos 50 e 100 metros nado de peito. Carlos Farrenberg estará a Paraolimpíada nas provas de estilo livre e borboleta.
MUNDIAL JÚNIOR – Em uma constatação do bom trabalho de base desenvolvido pela natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, nada menos do que quatro de seus atletas e mais o técnico Gerson Pazian, integrarão a seleção brasileira que irá ao 2º Mundial Júnior de Natação,. De 8 a 13 de julho, em Monterrey, no México. A equipe nacional será composta por 21 nadadores (sendo sete mulheres e 14 homens), definida após a última seletiva, o Troféu Maria Lenk.
Pela UNISANTA, atuam no México, Ana Marcela Cunha, nos 800 e 1500 metros nado livre, Isabelle Longo, nos (400 livre e revezamento 4×200 metros), João de Lucca, nos 100 e 200 metros nado livre e Lucas Kanieski, nos 400 e 1500 metros nado livre.
Dos quatro, Ana Marcela também irá aos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, para nadar a prova dos 10 km (maratona aquática).
Todos, por certo, são nomes bastante cotados para integrar a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Ana Marcela, apesar dos 16 anos, já é uma realidade, como atestam seus resultados nacionais e internacionais. Isabelle Longo vem sendo apontada como sucessora de Monique Ferreira nas provas de 200 e 400 metros nado livre; Lucas Kanieski, nos 1500 metros fez, na Copa Latina, o melhor tempo brasileiro da prova nos últimos oito anos, e João de Lucca é uma promessa que se transforma em realidade dia a dia
FUTEBOL – O contingente de representantes da UNISANTA nos Jogos de Pequim cresce com a participação no torneio de futebol feminino.Alunas da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) e atletas do Santos FC têm passaporte visado para Pequim. São elas a zagueira Aline Pellegrino, a lateral Maurine e as meias Fran e Ester. A também lateral Dani e a atacante Erika também foram pré-selecionadas.
TÊNIS DE MESA – Carollina Maldonado, também aluna do primeiro ano da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), também irá aos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008, competindo no torneio de tênis de mesa. Além dela, a UNISANTA também terá o nadador especial Carlos Farremberg (Bartha Engenharia/Loterias Caixa), professor de Educação Física formado pela Fefesp.
Carol, como mesatenista é mais conhecida, foi chamada para os Jogos Parapan-americanos Rio 2007, mas não chegou a competir em razão de sua categoria não ter apresentado número suficiente de inscritos. Em Pequim, porém, tudo será diferente., com a atleta despontando com boas chances.O anúncio de sua convocação foi feito pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, em nota divulgada no site oficial da entidade, nesta sexta-feira (13). Nota essa que ampliou de quatro para 14 o número de modalidades com atletas já confirmados para Pequim 2008.