A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) teve uma participação destacada nos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, que teve as disputas da modalidade encerradas na manhã deste domingo (22), no Parque Aquático Maria Lenk, especialmente construído para a competição.

Foram quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Kaio Márcio de Almeida, um dos integrantes do Trio de Ouro da Natação Brasileira, ao lado de Thiago Pereira e César Cielo Filho, foi o principal destaque da instituição santista, com duas de ouro, uma de prata e quatro recordes, sendo dois pan-americanos, um sul-americano e um brasileiro.

Kaio venceu nos 100 e 200 metros nado borboleta e foi prata no 4×100 metros medley, mesma prova na qual Felipe Lima também obteve a prata, por ter nadado a prova eliminatória. Felipe também obteve o quinto lugar nos 100 metros estilo peito.

Pela Argentina, Georgina Bardach foi bronze nos 400 metros nado medley, além de obter o quinto lugar nos 200m medley. Ainda nos 200 medley, Lilian Cerroni foi sexta colocada, enquanto Larissa Cieslak obteve o oitavo lugar nos 400m medley.

Também entre as mulheres da UNISANTA, Ana Marcela Cunha, a mais jovem integrante da seleção brasileira, ficou na sétima colocação, enquanto Nayara Ribeiro obteve o décimo lugar nos 800 metros nado livre.

Fechando a relação dos homens, Felipe May Araújo bateu na trave na disputa por uma medalha nos 400 livre, com um quarto lugar, enquanto Léo Guedes foi quinto nos 100 costas e Luiz Arapiraca quinto nos 1500 metros nado livre.

OURO NO JUDÔ – Completando a participação da UNISANTA na primeira semana dos XV Jogos Pan-Americanos, Danielle Zangrando foi ouro no judô, categoria até 57 quilos. Dani, medalhas de bronze nos Jogos de Mar Del Plata, na Argentina, em 1995, e Winnipeg, no Canadá, em 1999, foi a primeira brasileira a obter ouro em sua categoria na mais importante competição poliesportiva das Américas.

A UNISANTA ainda terá Ligia Silva, no tênis de mesa, que inicia suas disputas femininas, nesta segunda-feira, com o torneio por equipe. Ligia, a mais experiente das atletas brasileiras na modalidade, tem chances de medalhas também na individual e duplas.

Até aqui, com as medalhas da natação e judô, a UNISANTA ocuparia uma posição entre os dez melhores, na condição hipotética de atuar como um estado soberano no Pan Rio 2007.