Depois de duas de ouro nos 100 e 200 metros nado borboleta, mais dois recordes pan-americanos, um sul-americano e um brasileiro, nas provas individuais, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Kaio Márcio de Almeida, fechou sua participação nos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, com medalha de prata no revezamento 4×100 metros medley (quatro estilos), na última prova do programa da natação em piscina, na manhã deste domingo (22), no Parque Aquático Maria Lenk.

Kaio Márcio, que teve como companheiros de equipe Thiago Pereira, Henrique Barbosa e César Cielo, nadou os 100 metros estilo borboleta para 52s08, o melhor desempenho entre os participantes da prova no estilo, enquanto Cielo fez o mesmo no nado crawl, com 47s80, mas as performances de Thiago, no nado de costas, com 55s44, e de Henrique, no peito, com 1m00s51, não foram suficiente apara levar o Brasil a superar o time norte-americano, que venceu , com novo recorde pan-americano, em 3m34s37. O Canadá ficou em terceiro, com 3m38s16.

Além de Kaio Márcio, a UNISANTA também fechou a participação com medalha de prata para Felipe Lima, que integrou a equipe do 4×100 medley na prova eliminatória, na noite de sexta-feira (20), ao lado de Lucas Salatta, Gabriel Mangabeira e Eduardo Deboni, também medalhistas de prata.

LÉO EM QUINTO – O mais jovem nadador da seleção brasileira de natação em piscina, Leonardo Guedes, da UNISANTA, terminou em quinto lugar na prova dos 100 metros nado de costas, a segunda do programa deste domingo (22), último dia de competições. Ele completou a distância em 56s13, mostrando uma evolução dentro do torneio, já que havia feito 57s15 (oitavo tempo), nas eliminatórias, e 56s37 (sexto tempo), nas semifinais.

Léo, maranhaense de nascimento, tem o currículo já significativo, apesar de contar com apenas 18 anos: foi medalha de ouro nos 50m costas, prata nos 100m costas e bronze no 4x100m medley, no 1º. Mundial Júnior de Natação, no Rio de Janeiro, no ano passado. É recordista brasileiro e sul-americano do revezamento 4x100m medley em piscina longa. Integrou a Seleção Brasileira no 12º. Mundial de Esportes Aquáticos de Melbourne. E foi medalha de bronze nos 100m costas no Sul-Americano Juvenil de 2005.

Nos 100 metros nado de costas, prova vencida pelo norte-americano, Randall Bal, com 53s63 (novo recorde pan-americano), o outro brasileiro na disputa, Thiago Pereira, conseguiu sua sétima medalha do Pan-Americano – a primeira de bronze, depois de seis de ouro -, com 54s75, tempo ainda superado pelo norte-americano Peter Marshall, com 54s64.

MEDALHAS DA UNISANTA NO PAN – Até aqui, a UNISANTA, com a maior delegação universitária no Pan Rio 2007, tem quatro atletas com medalhas: Kaio Márcio (duas de ouro e uma de prata, na natação), Felipe Lima (uma de prata, na natação), Georgina Bardach, pela Argentina (uma de bronze, na natação) e Danielle Zangrando (uma de ouro, no judô).

Em resumo, são três de ouro (duas, na natação, e uma, no judô), uma de prata (natação) e uma de bronze (natação). A UNISANTA ainda terá Ligia Silva, nas disputas de tênis de mesa por equipes, individual e duplas, a partir desta segunda-feira (23).