A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, teve um final de semana de grandes resultados, a começar pela vitória de sua maratonista aquática olímpica, Ana Marcela Cunha, na terceira etapa do mais importante circuito de águas abertas do mundo, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup, disputada na baía de Setúbal, em Portugal.
Com o resultado na Setúbal Bay International Swim Marathon (SBISM), Ana Marcela somou mais 20 pontos e assumiu a liderança do ranking mundial, com 36 pontos, deixando na segunda colocação a alemã Ângela Maurer, segunda colocada na etapa, que chegou a 34 pontos.

MELHOR DO BRASIL – Ainda no final de semana, o Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno/Troféu Dr. Ruben Dinard de Araújo consagrou o nadador da UNISANTA, Matheus Louro Neto, como o melhor atleta do País, na categoria infantil II. A competição foi desenvolvida no Conjunto Aquático Julio de Lamare, no Complexo Esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Matheus, que já havia sido o destaque da equipe santista no Campeonato da categoria, sagrou-se campeão brasileiro na prova dos 100 metros nado de peito, com a marca de 1m08s72, que lhe valeu ainda o melhor índice técnico entre os infantis II. O nadador ainda obteve o título de vice-campeão brasileiro na prova dos 200 metros nado de peito, nadando para 2m34s65.
O atleta ainda integrou a equipe da UNISANTA campeã e recordista de campeonato na prova dos 4×100 metros medley, neste domingo (29), com o tempo de 4m20s54. Além de Matheus, nadaram pela UNISANTA, do técnico Joel Moraes Santos Júnior, Guilherme Oliveira, Bruno Silva e Luiz Henrique Barbosa. Com uma equipe bastante reduzida, a UNISANTA terminou a competição entre as dez melhores do Pais, sendo a nona colocada, com 89 pontos, entre mais de 90 equipes participantes.
SUBIDA NO RANKING – A UNISANTA ainda ganhou uma posição no ranking estadual petiz, terminando sua participação no Campeonato Paulista Petiz de Inverno/IX Troféu Oswaldo Lopes Fiore, na terceira colocação geral, com 178 pontos. Em 2007, a equ8ipe havia terminando na quarta colocação.
A UNISANTA, dos técnicos Rogério Campos e Leila Correa, ainda obteve o segundo lugar na categoria petiz I masculina, com 82,50 pontos. Terminou também em quarto na petiz II feminino, com 42 pontos; em quinto na petiz II masculino, com 29 pontos, e em oitavo na petiz I feminino, com 24,50 pontos.
O maior destaque individual da equipe da UNISANTA foi Aclito Nascimento Bastos, campeão paulista nas provas de 100m peito petiz I e do revezamento 4×50 metros nado livre, ao lado de Felipe, Zenon e Gustavo, além do bronze no 4x50m medley, juntamente com Mateus. Felipe e Matheus. No feminino, destaque para Gabriela Mello, prata nos 100m borboleta petiz II e bronze nos 200m medley, na mesma categoria. Assim, a UNISANTA somou seis medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze.