Com vitórias em seis das dez primeiras provas do programa dos torneios de natação, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), representando a Cidade de Santos, começou muito bem a luta pela manutenção dos títulos de campeã feminina e masculina dos Jogos Abertos do Interior, que se desenvolvem, em sua 71ª. edição, em Praia Grande, no Litoral Paulista. Desenvolvida na Piscina Municipal (25 metros), a natação dos JAIs termina nesta quinta-feira (25), com as duas últimas etapas, a partir das 9h30 e 16 horas.
Os nadadores da UNISANTA dominaram as provas de 100 metros nado borboleta, com vitórias de Daynara de Paula e do campeão e recordista mundial, em piscina curta (25 metros) , Kaio Márcio de Almeida. Nos 400 medley feminino, só deu UNISANTA no pódio, com Bárbara Jatobá, Lílian de Paula Cerroni e Larissa Cieslak (as duas últimas da equipe pan-americana brasileira), terminando nas primeira, segunda e terceira colocações, respectivamente.
Samir Gurian venceu nos 200 metros nado livre, Daniel Orzechowski, nos 200 metros estilo costas, e o também pan-americano Luís Rogério Arapiraca ganhou nos 1500 metros nado livre, com o experiente Luís Lima ocupando a terceira colocação. A UNISANTA lidera nas categorias feminina e masculina, seguida em ambas pelas representações de São Caetano do Sul (Serc) e Ribeirão Preto (Unaerp).
SATISFEITO – Kaio Márcio de Almeida, que participa de seus primeiros Jogos Abertos do Interior, ficou satisfeito com o desempenho nos 100 metros nado borboleta. “Nadei para 53s03, o que considerou um bom tempo, levando-se em conta o fato encontrar-me em uma fase de preparação mais forte, que, em tese, me impede de nadar de uma maneira mais solta”, afirmou o também campeão pan-americano dos 100 e 200 metros nado borboleta.
Quanto à competição, Kaio Márcio só teve elogios. “É bom participar de uma disputa como essa, já que São Paulo é hoje o maior celeiro da natação brasileira e tem aqui alguns dos melhores nadadores do País”, destacou o principal nome de uma equipe de 39 atletas das UNISANTA, que buscam manter a tradição de conquistas santistas nos Jogos Abertos. A equipe tem sem seu comando o técnico Márcio Latuf e a coordenação da professora Rosa do Carmo José.