A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, fechou o primeiro semestre com grandes resultados, mas como o tempo não para, seus nadadores já iniciam o segundo semestre com um super desafio pela frente: o 13º. Campeonato de Esportes Aquáticos de Roma, a ser disputado em julho.
Para tal, a instituição de ensino santista leva à Europa 50% da equipe brasileira que disputará as provas de maratonas aquáticas. São três atletas e dois técnicos da representação santista, em um total de dez componentes.
No feminino, Ana Marcela Cunha (vice-líder do ranking mundial de 10 km) e Isabelle Longo disputarão as provas de 10 e 5 kms, respectivamente, enquanto no masculino, Luiz Rogério Arapiraca nadará os 5 km. Os técnicos Márcio Latuf e Carlos Rogério Arapiraca comandarão os times feminino e masculino, respectivamente.
No primeiro semestre, no Sul-Americano Juvenil, disputado na Argentina, Isabelle Longo, Ana Marcela Cunha e Matheus Louro Neto somaram 11 medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e duas de bronze. Em Águas Abertas, nas provas de 5 e 10 km, realizadas em Santa Fé, a nadadora olímpica Ana Marcela Cunha sagrou-se campeã continental nas duas distâncias.
Na piscina, Matheus Louro Neto foi ouro nos 200m peito e no revezamento 4x100m medley juvenil A, enquanto Isabelle Longo levou o ouro nos 200 livre e no revezamento 4x100m livre juvenil B. Em termos internacionais, destaque ainda para outro nadador juvenil da UNISANTA, Paulo Magalhães de Paula, vice-campeão no 4×100 quatro estilos no Multinations de Limassol, no Chipre.
BRASILEIROS – Presente nas principais competições nacionais de inverno neste primeiro semestre, a UNISANTA só colheu bons resultados. Com uma equipe bastante renovada, obteve o terceiro lugar Troféu Maria Lenk (Brasileiro Absoluto).
Desfalcada de Ana Marcela e Isabelle Longo, as duas em treinamento em altitude na Europa, também ficou em terceiro no Brasileiro Júnior, igual colocação obtida pela equipe juvenil, que pela primeira vez marcou presença em uma disputa da categoria na temporada de inverno.
Matheus Louro Neto foi o grande nome do Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno de Natação/Troféu Arthur Carepa. Ele dominou as provas (100 e 200 metros) de estilo peito, categoria juvenil, com recordes de campeonato em ambas. O desempenho nos 100 metros lhe valeu inclusive o status de melhor índice técnico (848), diante do tempo de 1m05s81.
ESTADUAIS – Em termos estaduais, a UNISANTA segue com domínio absoluto. Neste primeiro semestre de 2009, mesmo poupando vários de seus principais nadadores, obteve o tetracampeonato paulista júnior e sênior, sua 17ª. conquista em 25 campeonatos estaduais de categorias disputados desde 2006.
E em um grande salto de qualidade, a UNISANTA conquistou o título de vice-campeã paulista petiz de inverno, em disputa no X Troféu Oswaldo Lopes Fiore, em Limeira. A UNISANTA ainda obteve os títulos de campeã em duas categorias: petiz I feminina, com 98 pontos e petiz I masculino, com 120 pontos. Foi vice na petiz II masculina, com 83 e quinta colocada na petiz II feminina, com 35. A equipe santista ainda foi a que mais somou medalhas, sendo nove de ouro, três de prata e cinco de bronze, para um total de 17.
A petiz I Gabriele Gonçalves Roncatto foi o principal destaque da equipe da UNISANTA e da competição. Ela somou três medalhas de ouro em provas individuais: nos 100 metros nado medley, com 1m17s38, nos 100 metros nado livre, com 1m07s54 e nos 400 metros nado livre, com 5m19s90. Gabriele ainda integrou a equipe vitoriosa no 4×50 metros nado livre petiz I feminino, e ficou com a prata no 4×50 medley.
A instituição de ensino obteve também o terceiro lugar no Campeonato Paulista Juvenil de Inverno. A UNISANTA foi vice-campeã na juvenil I masculina, com 149 pontos e na juvenil II masculina, com 211 pontos, além de obter o terceiro lugar na juvenil I feminina e na juvenil II feminina,
Individualmente, o principal destaque da UNISANTA foi o campeão sul-americano dos 100 metros nado de peito, Matheus Louro Neto, dono do melhor índice técnico pela performance nos 100 metros nado de peito juvenil I, com 1m03s96 (recordes paulista e de campeonato), com índice de 854. Matheus ainda foi o segundo mais eficiente da categoria, com 52 pontos.