Com o objetivo de brigar pelos títulos dos Campeonatos brasileiros absolutos (Troféu Brasil e Troféu José Finkel), a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) trouxe 14 reforços de peso para a temporada 2007.

O principal reforço é o campeão mundial e recordista mundial dos 50 metros nado borboleta, o paraibano Kaio Márcio, que chegou muito animado. “Estou supermotivado e vivendo uma expectativa das mais positivas, tanto em termos individuais como coletivos, pois acredito que a UNISANTA, com essa nova formação terá a chance de conseguir grandes resultados”.

Além de Kaio Márcio, foram apresentados à Imprensa os outros 13 nadadores recém-chegados: Leonardo Guedes – recordista de campeonato brasileiro nos 100 metros costas e campeão mundial júnior; Daniel Orzechowski, especialista no estilo costas; Yana Medeiros, especialista em nado borboleta; Daynara Lopes de Paula, recordista sul-americana dos 50 metros nado borboleta; Felipe Lima, recordista sul-americano nos 100 metros estilo peito; Maurício Torres, nadador especialista em estilo medley, Geraldine Simões, especialista em estilo costas; Yuri Costa, medley; Luis Rogério Arapiraca, fundista, campeão da Copa Latina, campeão dos Jogos da ODESUR, campeão do Troféu Brasil e Finkel; Leonardo Sumida, especialista em estilo costas; Gabriel Pedrão, medley e peito; Marco Sapucaia, velocista (crawl e borboleta), que volta a nadar pela UNISANTA, depois de dois anos afastado da equipe, e Vinicius Gobel, fundista.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Associação Santa Cecília de Esportes e pro-reitor administrativo da UNISANTA, Marcelo Teixeira, destacou a importância do esporte como instrumento vital no processo educacional e enfatizou o dato de a UNISANTA buscar na natação não apenas os resultados esportivos, mas principalmente a formação global do individuo.

Por sua vez, o supervisor técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, professor Ricardo de Moura, enalteceu o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino, lembrando que a mesma serve hoje como referencial para toda a natação brasileira. “Trata-se de um exemplo de trabalho sério, que mescla o investimento na base como o esporte de altíssimo rendimento, além de primar pela formação de profissionais que, em breve, serão os responsáveis pelos destinos do esporte nacional e , por extensão, do País.

A apresentação oficial da equipe 2007 integrou o programa da Clínica de Boas-vindas (Pré-Temporada 2007) que a Universidade promove para uma avaliação de todos os nadadores, além de exames clínicos e físicos; exames Laboratoriais (específicos por faixa etária), avaliações antropométricas; testes de piscina (V4 e resistência aeróbia); Lactato, Glicose e Triglicerídeo.

Paralelamente, ocorrem palestras a cargo de Marcelo Teixeira, presidente da Associação Santa Cecília de Esportes; Dr. Marcus Bernhoeft, médico da UNISANTA e da CBDA; Prof. João Carlos de Barros, diretor da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) e psicólogo da equipe da UNISANTA e CBDA; Dra. Renata Castro, médica da CBDA responsável Controle Anti-Doping, e Prof. Ricardo de Moura, Diretor Técnico/Coordenador da CBDA.