Para o futebol, ela não é nada satisfatória, principalmente para quem está habituado com o nível do mar, mas para a natação ela pode trazer conseqüências bastante positivas. Assim, três nadadores de ponta da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a pan-americana Michelle Lenhardt, Israel Murat e Monick Avelino Perez, estão em Cochabamba, na Bolívia, para um período de treinamento a 2.500 metros.
Michelle Ficará na Bolívia até o início da etapa brasileira da Copa do Mundo, em Belo Horizonte, de 23 a 25 de novembro. Já Israel e Monick estenderão a estadia até às vésperas do Paulista Júnior e sênior de Verão, marcado para o período de 29 de novembro a 2 de dezembro, em São Paulo.
O treinamento em altitudes, também conhecido como “altitude-training” é um método muito utilizado por treinadores, fisiologistas que bem empregado pode influenciar o desenvolvimento de atletas. Por todo o mundo, atletas de elite de esportes resistência treinam em altitudes elevadas para melhorar a performance. Em síntese, treinando-se em altitude onde o ar é rarefeito sendo a oferta de oxigênio menor, o corpo humano, exposto a essa situação tem mecanismo de compensação produzindo mais células vermelhas a fim de aumentar a capacidade de transportar oxigênio.