Os nadadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Matheus Santana e Felipe Ribeiro de Souza, embarcaram, na última segunda-feira (11/3), para o Chile, onde irão disputar o XXIV Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos.

Matheus faz parte da equipe brasileira Juvenil B e é uma das promessas de medalha nas Olimpíadas de 2016. Em 2012, bateu o recorde dos 50m do Troféu Chico Piscina, que era de Cesar Cielo, o feito lhe rendeu o apelido de Novo Cielo.

Felipe nada pela equipe Juvenil A e foi eleito o Melhor Atleta das Olimpíadas Escolares 2012 – 12 a 14 anos,  categoria masculina, pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Conquistou medalhas de ouro em quatro campeonatos, na categoria Infantil II, em 2012: quatro medalhas no Campeonato Paulista Infantil de Inverno; quatro medalhas no Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno; três medalhas nas Olimpíadas Escolares e três medalhas no Troféu Chico Piscina.

Campeonato – Realizado na cidade de Valparaíso, no Chile, atletas de 14 a 18 anos de cinco modalidades aquáticas (natação, maratonas aquáticas, polo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado) competirão entre os dias 12 e 24 de março.

As competições de natação ocorrerão dos dias 14 a 17. O Brasil conta com 48 nadadores.