No começo deste ano, em maio, a equipe de Natação da Unisanta participou de um dia de avaliações, promovido pelo Instituto Pierin, em conjunto com o Núcleo de Estudos de Fisioterapia Esportiva (NEFE) da Universidade Santa Cecília, para desenvolver um trabalho preventivo para esses atletas. Agora, no fim de outubro, os nadadores voltaram para reavaliar o progresso do trabalho cinco meses depois.

“Estamos refazendo toda as avaliações para ver em que eles melhoraram e o que ainda precisa ser melhorado. Estamos avaliando flexibilidade, mobilidade articular e força muscular isométrica”, explicou o fisioterapeuta do Instituto Pierin e da equipe de natação da Unisanta, Jorge Luis Castro.

Os dados coletados na avaliação são usados para identificar os pontos que cada atleta precisa melhorar, permitindo uma recomendação personalizada de exercícios ou atuações da fisioterapia junto com a preparação física, garantindo uma boa performance em competições.

Além dos nadadores, os alunos do NEFE têm se beneficiado com a parceria. “Está sendo uma experiencia única, todo dia a gente tem vontade de estar aqui. Na faculdade, não temos tanta experiência com atletas e aqui, a gente tem esse contato maior com atletas de alta performance, o que é muito bom para a gente na graduação”, afirmou o presidente do NEFE, Gustavo Jaque.

A Unisanta tem o patrocínio do Banco Alfa, Banco Safra e XP Investimentos; apoio Fupes.