Dois dos cinco nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) que tomarão parte do 12º. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne, os maratonistas e campeões brasileiros de águas abertas Luiz Lima e Ana Marcela Cunha serão os primeiros a embarcar para a Austrália. Ambos seguem neste domingo.

O 12º. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos tem início no próximo dia 17, com a realização do cerimonial de abertura e as primeiras disputas do Nado Sincronizado que irão até o 24/3. A Natação, que será realizada no mesmo local do Nado Sincronizado – a Rod Laver Arena – irá do dia 25/3 ao dia 1º de abril, data do encerramento do evento.

Já os Saltos Ornamentais começam no dia 19/3 e irão até o dia 26/3, na Melbourne Sports e Aquatic Center. Neste mesmo local haverá as partidas de Pólo Aquático masculino e feminino, do dia 19/3 ao dia 1º de abril. O Brasil participará apenas do torneio feminino.

As Maratonas Aquáticas terão provas nos dias 18/3 (5km masc e fem), 20/3 (10km fem), 21/3 (10km masc), 24/3 (25km fem) e 25/3 (25km masc), com o Brasil participando apenas nas três primeiras datas.

Neste domingo (11), no vôo AR 1257, com decolagem do Aeroporto Internacional Tom Jobim, Galeão, no Rio de Janeiro, às 18h25, seguem Luiz Lima e Ana Marcela Cunha, bem como os demais integrantes da equipe de maratonistas, os técnicos, chefia de equipe e outros integrantes da Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Felipe Lima, também da UNISANTA seguirá no dia 18 (domingo), no vôo UA 860 (Galeão), às 18h10/vôo UA 824 (Guarulhos), às 21h59, juntamente com Flavia Delaroli, Fabíola Molina, Rodrigo Castro, Thiago Pereira e Eduardo Deboni, além dos técnicos Alberto Silva e Fernando Vanzella.

No último embarque, marcado para o dia 19 (segunda- feira), no vôo AR 1257 (Galeão), às 18h25, segue mais um nadador da UNISANTA, Leonardo Guedes, bem como Fernando Silva e Armando Negreiros. O quinto nadador da UNISANTA no Mundial, Felipe May Araújo é residente da Austrália.

PARTICIPAÇÕES – Luiz Lima e Ana Marcela serão os primeiros nadadores da UNISANTA a competir em Melbourne. Luiz toma parte da prova dos 5 km, no dia 18, enquanto Ana Marcela, que resolveu abrir mão dos 5 km, competirá apenas nos 10 KM, no dia 20.

As competições em piscina estão programadas para o período de 25 deste mês a 1º. de abril. Já na abertura das disputas, Felipe May Araújo, nos 400 metros nado livre, e o recordista de campeonato brasileiro Leonardo Guedes, nos 100 metros nado de costas, participam das eliminatórias. Neste mesmo dia, ocorrem as finais dos 400 metros e as semifinais dos 100 metros costas, que têm suas finais programadas para o dia seguinte (26).

Também no dia 26, o recordista sul-americano Felipe Lima participa das eliminatórias dos 100 metros nado de peito, prova que tem suas semifinais nesta mesma data e as finais, no dia posterior (27).