As disputas em águas abertas, programadas para Santa Fé, abrem neste domingo (22), o Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, na Argentina. Destaque da equipe nacional, Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), nadadora “Top 5” na estréia da modalidade em Jogos Olímpicos, em Pequim, na China, encara neste domingo (22), a de 5 km.
Ainda nesta etapa de abertura, outro defensor da UNISANTA, Victor Colonese, busca um grande resultado. Na terça-feira (24), Ana Marcela, Colonese e mais Isabelle Longo, também da UNISANTA, têm pela frente a prova do percurso olímpico de 10 km,.
Em Santa Fé, o chefe da equipe brasileira é Igor de Souza, maratonista que já cruzou o Canal da Mancha em ida e volta. Os técnicos são Christiano Klaser, do Grêmio Náutico União/RS, e Gerson Luiz Pazian, da UNISANTA.
A equipe brasileira é formada por Ana Marcela Cunha, que nadará os 5 km e 10 km; Isabelle Longo, que somente competirá nos 10 km; Luiza Fantoni Maciel, do Grêmio Náutico União, nos 5km; Matheus Evangelista, do Grêmio Náutico União, nos 5 km e 10 km; e Victor Hugo Colonese, nos 5km e 10km.
Após as provas de maratonas aquáticas, Ana Marcela e Isabelle Longo permanecem na Argentina para a disputa da natação, de sexta-feira (27) a segunda-feira (30), em Mar Del Plata, onde a UNISANTA terá mais dois representantes, o nadador Matheus Louro Neto e o técnico Fábio Massani, Binho.
No mesmo período haverá a competição de saltos ornamentais, também no complexo aquático “Piscinas Pan-Americanas”, utilizado nos Jogos Pan-Americanos de 1995. De 2 a 6 de abril, no mesmo local, haverá as disputas de nado sincronizado e pólo-aquático masculino e feminino, sempre com a participação brasileira.
A Comissão Técnica Brasileira tem ainda o médico da UNISANTA e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Marcus Bernhoeft.