Trinta dos 40 nadadores convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a disputa da etapa brasileira da Copa do Mundo Fina/Arena de Natação 2008 confirmaram participação na disputa, marcada para o período de 10 a 12 deste mês, em Belo Horizonte (MG). Entre os confirmados, destaque para o olímpico Kaio Márcio de Almeida (borboleta) e o pan-americano Felipe Lima (peito), os dois da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos.
Marcada para a piscina do Minas Tênis Clube, a competição, disputada em piscina curta (25 metros), abre a Copa do Mundo. Além dos brasileiros, a etapa contará com o tunisiano medalhista de ouro em Pequim, Oussama Melouli, com os americanos Randall Bal e Tara Kirk, e os suecos Therese Alshammar, Josephine Lillage e Stefan Nystrand.
O Brasil completa nesta temporada, 10 anos como um dos organizadores do Circuito. Foi na etapa brasileira da Copa do Mundo que muitos dos principais nadadores do País, como Lucas Salata, César Cielo e Thiago Pereira tiveram a primeira oportunidade de participar de uma competição da FINA.
O Circuito da Federação Internacional, todo realizado em piscina curta (25 metros), oferece prêmios em dinheiro. O pódio de cada prova ganha, respectivamente, 1500, 1000 e 500 dólares. Os três melhores atletas de todo o Circuito levam 100, 50 e 30 mil dólares cada um, no feminino e no masculino.
Serão sete etapas nos cinco continentes que terminam em Berlim, nos dias 15 e 16 de novembro. A etapa de Belo Horizonte começa dia 10, às 18 horas, com provas eliminatórias. As finais começam às 9 horas do dia 11 e 12, com transmissão do Sportv.