Com boa vantagem de 32 segundos em relação à segunda colocada, a nadadora infantil II da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Bruna Santos Pinheiros, venceu a 1º. Travessia Aquática Guarapiranga, desenvolvida na Represa Guarapiranga, prova organizada pela empresa Brasileira de Eventos (EBE) e Projeto Revelar com apoios da Subprefeitura da Capela do Socorro (São Paulo, Capital) e da Sabesp.
Bruna completou a prova em 27m46, deixando para trás nadadoras mais experientes como Márcia Teixeira, que nadou para 28m18, e Maria Oliveira, terceira colocada, com 33m03. NO masculino, a vitória foi de Thiago Bordezan, com 25m06, seguido por Vitor de Souza, com 25m46, e Guilherme de Oliveira, com 27m14.
A 1ª Travessia Aquática Guarapiranga abriu o programa de eventos ligados ao Dia Mundial da Água, a ser comemorado no próximo sábado (22). Proteção ambiental, chuva ácida e escassez de água potável no planeta são alguns dos temas em foco dentro da programação comemorativa.
Cercada de grandes rios e represas, a capital é foco da atenção de todos, inclusive pela poluição das águas dos principais pontos fluviais da cidade. Ações para conscientização estão sendo tomadas e aos poucos cenas — há tempos não muito distantes — passam a fazer parte do cenário de represas importantes como a Guarapiranga e a Billings. Atletas, nadadores, profissionais e amadores, utilizam estas como locais de treinamento e competição.
Treinada pelos técnicos Joel Moraes Santos Júnior e Maressa Nogueira, a nadadora da UNISANTA vem conseguindo bons resultados em provas de águas abertas, além das performances em piscina. Recentemente, ela ficou entre as seis melhores de sua categoria na terceira etapa do Circuito Metropolitano de Águas Abertas, a Travessia Márcio Jorge Bello, desenvolvida em Peruíbe. Ela completou a distância em 25m51s41.