A maratonista aquática Ana Marcela Cunha e o técnico Márcio Latuf, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), seguem nesta quinta-feira (10), às 15 horas, para o Rio de Janeiro, onde se juntarão ao também nadador da equipe santista, Luiz Lima, para as disputas das seletivas para definição da equipe brasileira que disputará as provas de 10 km de maratonas aquáticas dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

As seletivas estão programadas para sábado (12), a partir das 9 horas, na Praia de Copacabana, mesmo palco das competições pan-americanas. Na sexta-feira (11), Ana Marcela e Luiz treinarão no local da competição, segundo cronograma traçado pelo técnico Latuf. “A intenção é sentir a raia e ter uma idéia para definição da estratégia”, admite o treinador.

Os dois nadadores da UNISANTA têm grandes de garantir vagas no pan, ao lado de Allan do Carmo e Poliana Okimoto. Em 2006, Ana e Luiz sagraram-se campeões brasileiros de águas abertas. Na última semana, eles estiveram competindo no Troféu Maria Lenk, com Ana Marcela conseguindo medalhas de prata nos 1500 livres e bronze nos 800 livres.

As seletivas de maratonas aquáticas do Pan contarão com forte esquema de segurança para os 40 atletas envolvidos na disputa. Serão mais de 30 barcos de acompanhamento, entre os quais, o barco-madrinha, a chamada Ambu-lancha UTI e unidades de resgate do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.