A recordista sul-americana dos 50 metros nado borboleta, Daynara de Paula, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), segue nesta segunda-feira (26) para Caracas, na Venezuela, palco das provas de natação em piscina do XX Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos

Daynara, que treina em ritmo intenso, sob a orientação do técnico Márcio Latuf, participará das provas dos 100 metros nado borboleta e dos 100 metros nado de costas, com chances de excelentes resultados, principalmente no primeiro estilo, sua especialidade.

A piscina, que abrigará as provas de natação está localizada no Parque de las Naciones Unidas, será reinaugurada nesta sexta-feira (23). Trata-se da mesma piscina utilizada nos Jogos Pan Americanos de 1983, quando Ricardo Prado, então um dos melhores do mundo nos 400 medley, foi o grande destaque.

A participação brasileira, desta vez, em Caracas, a meta é manter a hegemonia longínqua do Brasil no continente. No último sul-americano de categoria, em 2005, no Chile, os brasileiros conquistaram 76 medalhas na natação (32 de ouro, 26 de prata e 18 de bronze).

A equipe brasileira é formada por 48 nadadores, comandados pelo Supervisor-Técnico da CBDA, Ricardo de Moura e pelos treinadores Flavio Lopes, do Serc São Caetano/SP; Wellington Soares e Eduardo Almeida, ambos do Minas Tênis; e Wladmilson Veiga, do Clube Paineiras do Morumby/SP. Completam a Comissão Técnica, o delegado Rômulo Noronha e o médico Dr. Marcus Bernhoeft, da UNISANTA.

As primeiras provas de maratonas aquáticas abriram nesta quinta-feira (22), na Ilha Margarida, as disputas desta vigésima edição do Continental Juvenil de Esportes Aquáticos.