Apesar de encontrar dificuldades em sua preparação para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Georgina Bardach, acredita que possa melhorar, no Rio de Janeiro, o desempenho registrado nos Jogos de Santo Domingo, em 2003, quando obteve medalha de ouro nos 400 metros medley.

Georgina, maior nome da natação feminina latino-americana, foi igualmente bem nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, alcançando medalha de bronze na mesma prova. Recentemente, no Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne, na Austrália, chegou a duas finais e estabeleceu novas marcas recordes continentais.

No Rio de Janeiro, ela terá os desafios de encarar as provas de 200 e 400 medley e 200 metros estilo borboleta, em todas com chances de subir ao pódio. Para isso ela vem buscando sua preparação, que encontrou problemas na tentativa de treinar em altitude.

Ao invés de seguir o exemplo do compatriota José Meolans, que buscou abrigo em Sierra Nevada, na Espanha, mesmo palco de preparação de um grupo de 15 privilegiados nadadores da seleção brasileira, ela optou por ir à La Quiaca, no norte da Argentina, e só encontrou problemas, como informa Alex Pussieldi, do Blog do Coach.

Na chegada a cidade, dirigindo seu próprio automóvel, quase oito da noite, Georgina ficou parada num piquete de camioneiros. Teve de caminhar 15 quadras até o hotel e ir tentar fazer o primeiro treino ainda na mesma noite. O treino foi reduzido a uma hora pelo intenso frio. Na manhã seguinte Georgina dirigiu de volta para Córdoba, onde reside.

Mas a Princesa, como é conhecida na Argentina, não perde a determinação e segue treinando firme, sob a orientação de Hector Sosa, e renova a certeza de que a UNISANTA será pódio no Pan Rio 2007, nas provas de natação em piscina.