Atual campeã nacional de maratonas aquáticas e vitoriosa na primeira etapa de 10 km do 12º. Campeonato Brasileiro , a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, segue nesta sexta-feira (02/03) para Santa Catarina, onde, na Praia central da Ilha de Porto Belo Porto Belo, a 60 km da capital Florianópolis, encara mais um grande desafio na temporada.

Ela atuará na primeira etapa de 5 km do 12º. Nacional de Maratonas Aquáticas, marcada para este domingo (04/03), a partir das 9 horas. Trata-se da Travessia Nacional Volta à Ilha de Porto Belo.

Este ano o circuito nacional está dividido em provas de 10 km, em que estão em jogo vagas para o Pan 2007, e de 5km, denominadas travessias nacionais. Apesar de não valer como seletiva para o Rio de Janeiro, o evento em Porto Belo tem garantida a presença dos grandes nomes das maratonas aquáticas do País.

Também campeã sul-americana e vencedora da Travessia dos Fortes, Ana Marcela da Cunha, terá entre outras adversárias a atual vice-campeã mundial de maratonas aquáticas, Poliana Okimoto, e a segunda colocada no ranking brasileiro de 2006, Maria da Penha Rodrigues, também devem brigar pelo título.

No masculino, os destaques são Fábio Lima, Carlos Eduardo Pavão e Marcelo Romanelli Soares, todos representantes do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre (RS).

Neste sábado (03/03), dia anterior ao evento nacional, Porto Belo recebe, a partir das 9h30, a 15ª. Travessia Volta à Ilha de Porto Belo/7º. Troféu Jasmine de Natação, válida como quarta etapa do 2o Circuito de Maratonas Aquáticas de Santa Catarina.

O percurso será de 1.500 metros, partindo do Trapiche dos Pescadores e com a chegada na Ilha João da Cunha. A expectativa da Federação Aquática de Santa Catarina (FASC) é que a disputa tenha 800 competidores, número máximo de inscritos permitido pelo regulamento da competição.