Com a vaga para a seletiva da maratona aquática dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 assegurada deste outubro passado, a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e atual campeã brasileira de águas abertas, a jovem baiana de 15 anos, Ana Marcela Cunha, conquistou na manhã deste sábado (07), o título de vice-campeã da 2ª. Maratona Aquática Pré-Pan-Americana. A atleta da UNISANTA completou a distância olímpica de 10 km, em 2h20m50.

A competição, vencida pela atual vice-campeã mundial dos 5 e 10 km, Poliana Okimoto, com o tempo 2h13min27, serviu para definir os últimos atletas que participarão, em 12 de maio próximo, da prova que apontará os quatro representantes brasileiros (dois homens e duas mulheres) nos 10 Km do Pan Rio 2007, marcado para julho próximo.

Disputada na Praia de Copacabana, em raia montada nas proximidades do Posto 6 e respeitando o mesmo percurso que será utilizado no Pan Rio 2007, a competição da manhã deste sábado (07) também serviu como segunda etapa do Campeonato Brasileiros de Maratonas Aquáticas de 10 KM, que Tem em Ana Marcela a líder da competição, já que venceu a primeira etapa, disputa em São Lourenço, no Rio Grande do Sul.

LUIZ TREINA – Luiz Lima, também nadador da UNISANTA e igualmente campeão brasileiro de águas abertas, optou por participar apenas de parte da prova, já que, a exemplo de Ana Marcela, já tinha vaga assegurada na seletiva do dia 12 de maio. “Dei apenas uma volta na raia de 5 km e quatro bóias, já que a prova era longa e preferi me poupar para maio, chegar bem na disputa por vaga”, justificou.

A prova masculina desta 2ª. Maratona Pré-Pan-Americana foi bem disputada. O vice-campeã brasileiro de águas abertas, Allan do Carmo, venceu, com tempo de 2h02min50, seguido de perto por Marcelo Romaneli, dois segundos atrás, e Carlos Pavão, cinco segundos mais tarde.

Allan, que foi o melhor nadador das Américas no Mundial de Melbourne (17º, com tempo de 1h56min12), recusa o rótulo de favorito. “Não sou medalha garantida. Nem conquistei a vaga ainda”, disse após a prova. “A disputa em maio promete ser dura”.