Vice-líder do ranking mundial, a nadadora olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela Cunha, disputa a etapa de abertura da perna asiática do mais importante circuito mundial de provas em águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008, neste domingo (21), em Shantou, na China.
A prova, que teve seu início retardado em cerca de uma hora, começando às 4 horas, no horário de Brasília (15 horas, na China), reunirá ainda a campeã olímpica e pentacampeã muindial, a russa Larissa Ilchenko, as alemãs Ângela Maurer (quarta colocada em Pequim, na Olimpíada, e líder do Circuito Mundial) e Britta Kamrau- Corestein, bem como a chilena Kristel Kobrich, campeã sul-americana dos 5 e 10 km, e a italiana Alice Franco.
O atraso do horário da largada foi definido durante o Congresso Técnico, para que os atletas possam nadar com o rio cheio, o que ocorre por cerca de quatro horas. No masculino, compete o também brasileiro e olímpico Allan do Carmo, além do líder do circuito, o italano Valério Cleri, bem como o russo Yuri Kudinov, bastante conhecido do público santista por suas participações na Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi.

PERNA ASIÁTICA – Vice-líder do ranking mundial, com 36 pontos, Ana Marcela cumprirá as três etapas da perna asiática do Circuito Mundial de 10 km, entre o próximo domingo (21) e 4 de outubro. Depois, ela retornará ao Brasil, para uma breve escala, antes de seguir para Cancun, no México, palco da última e decisiva etapa da temporada.
Depois de Shantou, o Circuito Mundial prossegue com a etapa de Hong Kong, também na China, no dia 28. Já no dia 4 de outubro, em Singapura, ocorre o desfecho da perna asiática. No dia 6 de outubro, Ana estará no Brasil, de onde seguirá, já no dia seguinte para Cancun, no México, onde competirá no dia 11 de outubro.
Das quatro etapas do Circuito Mundial já realizadas, Ana Marcela esteve presente em três. Foi quinta em Santos, no Troféu Renata Agondi, 9ª. colocada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; e primeira, em Setúbal, Portugal. Por força de sua preparação para Pequim, Ana não competiu em Saint James, no Canadá.