Em seu trabalho de aclimatação em Macau, na China, o nadador paraolímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Carlos Alonso Farrenberg, o Carlão do Brasil (Bartha Engenharia/Loterias Caixa), tem realizado treinamentos diários em dois períodos, visando uma melhor preparação para as quatro provas que fará nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, a serem realizados de 6 a 17 de setembro.
Ao lado dos demais 23 integrantes da equipe brasileira parolímpica de natação Carlão tem treinado todos mos dias, nos horários das 6 e 22 horas de Brasília (17 e 9 horas de Macau). “Tem sido puxado, principalmente em função do processo de adaptação ao fuso horário, mas acredito que poderei desempenhar um bom papel em Pequim”, afirma o nadador.
A Seleção brasileira de natação paraolímpica está em Macau, se preparando para os Jogos Paraolímpicos de Pequim. A cidade chinesa foi o local escolhido para aclimatação e treinos do Brasil antes da estréia no maior espetáculo do esporte paraolímpico mundial. Na competição, o país será representado por 188 atletas: a maior delegação nacional em uma edição e a quarta maior na disputa, atrás apenas dos anfitriões, Estados Unidos e Inglaterra.
Em Atenas, os Jogos de 2004, a natação foi responsável por 50% das medalhas de ouro conquistadas pelo país. Atualmente a equipe brasileira de natação paraolímpica está entre as cinco melhores do mundo. A delegação segue para Pequim neste sábado (30)o, quando será aberta a Vila Paraolímpica.
Carlão treina nas modernas instalações do Complexo Esportivo de Macau, que recebeu a equipe Olímpica do Brasil de natação para o mesmo período de aclimatação antes dos Jogos Olímpicos.
Além dos treinos ele freqüenta sessões diárias de fisioterapia e participam do grupo de psicologia. A piscina e o spa do hotel estão à disposição para descontração e minimizar o forte calor da cidade. O grupo se esforça para lutar contra o sono por conta do fuso de 11 horas e para se adaptar a cultura.
ATRAS DE MEDALHAS – Dono dos atuais recordes pan-americanos dos 50 e 100 metros nado livre, Carlão terá pela frente quatro provas em Pequim. Além dos 50 e 100 metros nado livre, ele nadará os 400 metros livre e s 200 medley. E, em Todas, com chances de brigar por finais e medalhas.
Com 25s71, nos 50 metros e 56s57, nos 100 metros, O nadador da universidade santista figura entre os cinco melhores do mundo na categoria S13 (deficiência visual), mas espera poder melhora seu tempos e ascender ao pódio paraolímpico.
“Minha preparação foi excelente, sob a orientação do meu técnico Renato Bartholo. Pude aprimorar meu estilo e melhorar consideravelmente minha condição atlética”, admite Carlão, que fará sua estréia em Pequim, dia 8 de setembro, na prova dos 400 metros nado livre. No dia 10, ele nada os 100 metros nado livre; dia 12, os 200 metros medley e dia 15, os 50 metros nado livre.