Depois de uma semana de aclimatação em Macau, o nadador paraolímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Carlos Alonso Farrenberg, o Carlão do Brasil (Bartha Engenharia/Loterias Caixa), e mais 72 atletas brasileiros seguem neste sábado (30), para Pequim, onde a Vila Paraolímpica será aberta, com vistas aos Jogos Paraolímpicos de Pequim, a serem realizados de 6 a 17 de setembro.
A delegação brasileira é composta por atletas de natação (25) e atletismo (48), que serão os primeiros atletas paraolímpicos do Pais a ingressar na Vila. Os demais seguem ainda nesta final de semana para Macau, onde realizarão processo de aclimatação. Entre eles, está a também atleta da UNISANTA Carollina Maldonado, aluna da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) e componente da equipe de tênis de mesa.
Nas Paraolimpíadas de Pequim, o Brasil será representado por 188 atletas: a maior delegação nacional em uma edição e a quarta maior na disputa, atrás apenas dos anfitriões, Estados Unidos e Inglaterra.
. Em Atenas, os Jogos de 2004, a natação de Carlos Farrenberg foi responsável por 50% das medalhas de ouro conquistadas pelo país. Atualmente a equipe brasileira de natação paraolímpica está entre as cinco melhores do mundo.
Em Macau, Carlão treinou nas modernas instalações do Complexo Esportivo, que recebeu a equipe Olímpica do Brasil de natação para o mesmo período de aclimatação antes dos Jogos Olímpicos. Além dos treinos ele freqüentou sessões diárias de fisioterapia e participam do grupo de psicologia. A piscina e o spa do hotel estão à disposição para descontração e minimizar o forte calor da cidade. O grupo se esforça para lutar contra o sono por conta do fuso de 11 horas e para se adaptar a cultura.
Dono dos atuais recordes pan-americanos dos 50 e 100 metros nado livre, Carlão terá pela frente quatro provas em Pequim. Além dos 50 e 100 metros nado livre, ele nadará os 400 metros livre e s 200 medley. E, em Todas, com chances de brigar por finais e medalhas.
Com 25s71, nos 50 metros e 56s57, nos 100 metros, O nadador da universidade santista figura entre os cinco melhores do mundo na categoria S13 (deficiência visual), mas espera poder melhora seu tempos e ascender ao pódio paraolímpico.
“Minha preparação foi excelente, sob a orientação do meu técnico Renato Bartholo. Pude aprimorar meu estilo e melhorar consideravelmente minha condição atlética”, admite Carlão, que fará sua estréia em Pequim, dia 8 de setembro, na prova dos 400 metros nado livre. No dia 10, ele nada os 100 metros nado livre; dia 12, os 200 metros medley e dia 15, os 50 metros nado livre.