O nadador pan-americano da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e campeão mundial júnior do estilo nado de costas, Leonardo Guedes, está entre os atletas ilustres e novos talentos do esporte, que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) reunirá a partir desta quinta-feira (27), para a clínica paralela à primeira etapa das Olimpíadas Escolares, que se desenvolverão em Poços de Caldas (MG) até 7 de outubro.

Além do nadador da UNISANTA, falarão de suas carreiras e experiências, Tiago Camilo, atual campeão mundial de judô, medalha de ouro no Rio 2007 e prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000; o mesatenista Hugo Hoyama, ouro na disputa masculina por equipes no Rio 2007 e maior medalhista pan-americano brasileiro, com nove medalhas de ouro, e Vicente Lenílson, medalha de ouro no Rio 2007 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, no revezamento 4x100m do atletismo
Os cerca de 3.000 alunos de 775 escolas públicas e particulares de 24 estados terão, com a presença dos ídolos, uma inspiração a mais para competir. E esta será a maior edição das Olimpíadas Escolares até aqui. Durante 10 dias, Poços de Caldas será a capital do esporte escolar brasileiro com competições em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez). Além da disputa por medalhas, os atletas e o público poderão interagir em eventos educativos e culturais durantes as Olimpíadas.
A competição tem como objetivo promover a inclusão social a partir do esporte, complementar a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país, além de detectar novos talentos para o esporte brasileiro.
As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas em uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e das Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.