Como um aperitivo para a prova dos 100 metros nado de peito, que vale vagas nos Jogos Olímpicos e será disputada a partir deste sábado (10), em sua fase eliminatória, o nadador pan-americano da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Felipe Lima, voou na água no início da noite desta sexta-feira, para estabelecer novo recorde sul-americano para os 50 metros nado de peito. Na manhã deste sábado (10), ele encara a final dos 50m nado de peito na quarta e penúltima etapa de definições do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, nadando na raia quatro, com o tempo de 27s58, que o deixa a 40 centésimos de um recorde mundial para a distância.
A disputa das eliminatórias dos 50 metros nado de peito foi marcada pela emoção. Primeiro foi Eduardo Fischer que caiu na água e fez um expressivo 28s13. Depois foi a vez de Felipe França nadar e bater o recorde sul-americano que era de seu xará Felipe Lima e cravar 27s74. A alegria de França não durou nem dois minutos já que na série seguinte foi a vez de Felipe Lima retomar o seu recorde e estabelecer um tempo fortíssimo: 27s58, novo recorde sul-americano e 40 centésimos acima da marca mundial de Oleg Lisogor. Completando o quarteto brasileiro do nado peito, Henrique Barbosa nadou na série de Felipe Lima e marcou 28s10.
Na versão feminina, a UNISANTA qualificou duas de suas representantes para a final A deste sábado (10). Mariana Katsuno, obteve o quarto tempo, com 33s01, enquanto a nadadora argentina Liliane Guiscardo foi a quinta melhor, com 33s07.