Com o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) assegurando ao Brasil 25 vagas nas Paraolimpíada de Pequim, o nadador Carlos Alonso Farrenberg (Bartha Engenharia), o Carlão do Brasil, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, tem praticamente visado o seu passaporte para a mais importante competição do ano. Destaque no Parapan Rio 2007 e no último Mundial para Deficientes visuais, Carlos integra a elite da natação especial brasileira, formada exatamente pelos 25 melhores atletas do País, envolvendo os mais diferentes níveis de deficiência.
Em janeiro último, o Nadador da UNISANTA teve seu nome incluído na relação de pré-convocados para Pequim, quando o Comitê Paraolímpico Brasileiro, antevendo o aumento de vagas para o Brasil, divulgou a lista com 25 nomes.
Na última Paraolimpíada em Atenas, 21 atletas representaram muito bem a modalidade, impulsionando o crescimento da natação no Brasil. Desta vez o IPC confirmou 25 vagas para os brasileiros. A natação Paraolímpica brasileira é a 5ª no ranking mundial e está lado a lado de grandes potências como Estados Unidos e Grã Bretanha.
No Rio de Janeiro, no Parapan, Carlos obteve cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de prata, atuando na categoria S13/SB13/SM13 (deficientes visuais). Por isso, ele foi relacionado pelo Comitê Para-olímpico Brasileiro para participar da primeira semana de treinamento e avaliações, realizada na cidade de São Caetano do Sul, em Janeiro.
ENTUSIASMO – Entusiasmado, o Coordenador Técnico da Natação do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Gustavo Abrantes, afirmou que as 25 vagas informadas pelo IPC confirmaram a expectativa e o trabalho realizado durante os últimos anos. “Isso mostra que o Brasil é o 2º das Américas em vagas gerais, só perdendo para os Estados Unidos. Vale ressaltar que, essa é a primeira vez que o Brasil consegue o maior número de vagas no Masculino, totalizando 20”, enfatiza.
Para Pequim, o IPC relacionou 529 atletas de 50 países para a disputa das provas de natação. Serão 311 homens e 218 mulheres. Em números globais, Brasil só é superado pelas grandes potências econômicas, como Estados Unidos, Rússia, Inglaterra e Espanha. Mas, em termos de qualidade desponta como uma das forças, com grandes chances de êxito em Pequim.
TREINAMENTO – Treinado por Renato Bartholo (Técnico) e Ricardo Kojima (preparador físico), Carlos Farrenberg treina diariamente na UNISANTA, buscando sempre uma melhor condição. “A cada novo desafio, quero ir mais além. Melhorar meus tempos e, na medida no possível, galgar lugares no pódio”, afirma o nadador, que em 2007 foi destaque também nos Jogos Abertos do Interior, em Praia Grande, defendendo a Cidade de Santos.