Na passagem da tocha pan-americana por Cuiabá no Mato Grosso, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e especialista no estilo peito, Felipe Lima, foi um dos 70 condutores do fogo simbólico da maior competição das Américas, nesta terça-feira (26). Lima disputará os XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, participando da prova dos 100 metros estilo peito.

Aos 22 aos, Felipe Lima, bicampeão sul-americano e octacampeão brasileiro, está muito motivado para sua primeira participação em Pan-Americanos: “Estou muito otimista, pois a Seleção Brasileira de Natação é uma das melhores dos últimos tempos, e conduzir a tocha é uma prévia da emoção que certamente sentirei ao representar o país pela primeira vez Pan”, afirma.

Depois dele, será a vez de mais um atleta pan-americano da UNISANTA ter a honra de conduzir a tocha dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Trata-se do nadador Felipe May Araújo, que repetira, pelas ruas de Curitiba (PR), sua cidade natal, o mesmo gesto de outros quatro integrantes da equipe santista. A tocha chega à capital paranaense no próximo dia 3 de julho.

Felipe May, que nadará a prova dos 400 metros nado livre no Pan, dará seqüência ao revezamento de condução do fogo pan-americano, que já envolveu Ana Marcela de Jesus Cunha, entre Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro, ba Bahia; Larissa Cieslak, em Goiânia (Go), Nayara Ribeiro e Luiz Rogério Arapiraca, em Salvador (BA).

Já no próximo dia 6, mais quatro atletas da UNISANTA terão a mesma honra, em Santos. São eles Danielle Zangrando (judô), Ligia Santos (Tênis de mesa), Carollina Maldonado (Tênis e mesa Para Pan-Americano) e Carlos Farrenberg (Natação Para Pan-Americano).

Os quatro atletas estarão entre as cerca de 60 pessoas que se revezarão na passagem da tocha pela Cidade. O cerimonial terá início a partir da chegada do fogo, de helicóptero, no gramado da Vila Belmiro. Depois de atravessar algumas das principais vias do Município, como as avenidas Ana Costa, Conselheiro Nébias e Afonso Pena, além de parte da orla.

POTÊNCIA – A UNISANTA terá um total de 22 representantes nos Jogos Pan-Americanos e Para Pan-Americanos, fazendo por merecer o status de potência universitária do esporte nacional. Nada menos do que 15 de seus atletas e mais sete integrantes de sua Comissão Técnica irão aos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Para Pan-Americanos, nos meses de julho e agosto, no Rio de Janeiro.

A UNISANTA terá dez nadadores, em piscina, nos Jogos Pan-Americanos: pelo Brasil – Luiz Rogério Arapiraca, 1500 metros nado livre, Felipe Lima, 100 peito, Leonardo Guedes, 100 costas, Kaio Márcio de Almeida, 100 e 200 borboleta, Felipe May Araújo, 400 livre, Lílian Cerroni, 200 medley, Larissa Cieslak, 400 medley, Nayara Ribeiro, 800 livre e Michelle Lenhard, no 4×100 metros nado livre. Pela Argentina – Georgina Bardach, nos 200 e 400 medley, 200 costas e 200 borboleta. Ana Marcela Cunha, também da UNISANTA, irá ao Pan para a prova de 10 Km das Maratonas Aquáticas.

Além de dez nadadores, a UNISANTA terá cinco integrantes de sua Comissão Técnica no comando da seleção brasileira de natação pan-americana, nos Jogos do Rio de Janeiro, no mês de julho. Três deles, são técnicos, incluindo o coordenador-técnico da equipe santista, professor Márcio Latuf. Jefferson Neves e Rosane Carneiro, também da UNISANTA, completam a lista de técnicos.

A UNISANTA ainda levará ao Pan, como membros da Comissão Técnica, o médico Marcos Bernhoeft, o psicólogo João Carlos de Barros, e o treinador Carlos Rogério Arapiraca, pai de Luiz Rogério Arapiraca, como técnico da seleção brasileira de maratonas aquáticas. Já pela seleção argentina, também estará no Rio de Janeiro, o técnico Hector Sosa, também da UNISANTA.

Ainda pela UNISANTA competem no Pan Rio 2007, a mesatenista Ligia Santos, e a judoca Danielle Zangrando. No Para Pan, a ser realizado no mês de agosto, a Universidade será representada pelo vice-campeão mundial Carlos Farrenberg, nas provas de natação, e por Carollina Maldonado, no tênis de mesa.