Em sua despedida do Circuito Metropolitano de Águas Abertas, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Israel Peressin Murat (By Lu/Semes), busca na manhã deste domingo (9), o tetracampeonato na Travessia do Canal A Nado/Soamar, prova a ser desenvolvida entre o Canal 5, em Santos, e a Fortaleza da barra, em Guarujá.
Na condição de tetracampeão do Circuito e vencedor de cinco das oito etapas já realizadas, Israel decidiu encerrar seu ciclo na competição, por não concordar com os critérios adotados pela organização neste ano de 2008. Mesmo somando mais pontos que os demais concorrentes, apesar da ausência em três disputas, devido aos compromissos em provas de piscina pela equipe principal da UNISANTA, Israel está fora da disputa pelo título, já que o regulamento, a partir deste ano, estabeleceu um bônus de 18 pontos por assiduidade.
Embora as ausências de Israel tivessem justificativa plausível, seu apelo para uma revisão das normas não surtiu efeito. Assim, ele decidiu por seu precoce afastamento do Circuito, agradecendo a todos os que o apoiaram durante sua trajetória, principalmente a seus patrocinadores.