Estimular o voluntariado e um maior engajamento de outras instituições, indústrias e do comércio da região em projetos da Cruz Vermelha, voltados às pessoas vulneráveis. Essa é a expectativa do presidente da Cruz Vermelha Nacional, Luís Fernando Hernández, em relação a mais uma parceria firmada com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), na manhã desta sexta-feira, dia 7, em evento que marcou o início das comemorações do centenário da entidade.
Na oportunidade, Hernández disse que o voluntariado é o objetivo principal da organização. “É através do voluntariado e de parcerias como esta, com a Unisanta, que conseguimos prestar ajuda e diminuir as crises sociais”.

Conforme a parceria, a Unisanta ampliará sua participação nos projetos realizados pela entidade, envolvendo o corpo discente e docente do Colégio e da Universidade. Já estão previstos dois projetos para a Baixada Santista, o Vida – Bem Supremo e Operação Cruz Vermelha nas Praias – SOS crianças perdidas.

A Unisanta também irá colaborar na divulgação de campanhas nacionais com a de fidelização de doação de sangue entre jovens de 18 a 25 anos. “Acreditamos que 2008 será um ano de grande desenvolvimento da Cruz Vermelha no Brasil”, afirma Hernández. O presidente destacou a importância da campanha, pelo fato de promover uma melhoria na qualidade de vida dos jovens doadores, que cuidariam mais da saúde, evitando o álcool, as drogas e as doenças sexualmente transmissíveis.

Em âmbito nacional, a Cruz Vermelha pretende ainda intensificar campanhas como a de combate a dengue, segurança em rodovias, contra a violência urbana, violência contra mulheres e jovens, entre outras.
“A participação da Universidade nestes projetos ajuda na formação e transformação dos valores sociais humanos”, explicou a diretora do Departamento de Educação da Cruz Vermelha, Selma Reis Lapa.

No evento estiveram ainda presentes o presidente da Cruz Vermelha – Filial Santos, dr. Edison Alessio; o vice-presidente da Cruz Vermelha – Filial Santos e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Santos, Sr. Manoel Lourenço das Neves; a reitora e a diretora-presidente da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Teixeira Penteado e profa. dra. Lúcia Teixeira Furlani, respectivamente; entre outras autoridades.

Retrospectiva – As ações da UNISANTA em parceria com a Cruz Vermelha, filial Santos, tiveram início há mais de dez anos com a participação de 96 alunos da Faculdade de Fisioterapia, que realizaram medição de hipertensão arterial e avaliação postural, em atividade organizada pela entidade.

Organização – O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização humanitária, sediada em Genebra, com mandato da comunidade internacional para servir de guardião ao Direito Internacional Humanitário. É também o órgão fundador do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

O CICV opera em todo o mundo numa base estritamente neutra e imparcial para proteger e assistir as pessoas afetadas pelos conflitos armados e pelas perturbações internas.