Tirando maior proveito do nado submerso nas viradas e nadando em negativo (melhor na segunda e última parte da prova), Luiz Rogério Arapiraca, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, foi o maior nome do primeiro dia de finais do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu José Finkel, que se desenvolve até domingo (6), em Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis (SC).
De uma só tacada, Arapiraca baixou as marcas sul-americana, brasileira e de campeonato nos 1500 metros nado livre, ao nadar para 15m13s13. O nadador da equipe santista dono do ate então recorde nacional, com 15m15s94, unificou os tempos em disputa, superando a marca continental – 15m15s05, do venezuelano Ricardo Monastério, de 5/4/2003 – e de campeonato – 15m32s67, de Luiz Lima, em 10/06/2000.
Ao final da prova, Arapiraca desabafou, dizendo que não ficará satisfeito após a quebra do recorde brasileiro no Maria Lenk, em maio, e que prometerá para si mesmo que faria do José Finkel o palco de sua consagração. “Além disso, havia prometido a minha irmã mais nova, Luana, que lhe daria essa vitória de presente e aniversario”, disse.
Na manhã desta quarta-feira (2), como de hábito, Arapiraca começou administrando a prova, mantendo-se ligeiramente atrás de Lucas Kanieski, do Minas Tênis, e de Matheus Ribeiro, do EC Pinheiros. A partir dos 700 metros, forçou mais o ritmo e tomou a segunda posição, para nos 300 metros finais atacar de vez e tomar a ponta de Kanieski.
Com 100 metros para o final, ele ampliou sua vantagem para quase dois corpos e nadou ainda mais forte para fechar com a unificação dos recordes, deixando Kanieski na segunda posição eLucas Bittencourtna terceira.
Além da grande vitória, Arapiraca permitiu a UNISANTA abrir a competição com uma significativa vantagem sobre o Sport Club Corinthians Paulista, da Capital, com o qual luta pela terceira posição neste Brasileiro. Os poderosos EC Pinheiros e Minas Tênis, com investimentos bastante elevados polarizam as duas posições de frente.
A UNISANTA, após as seis provas da primeira etapa, soma 245 pontos, 101 a mais que o Corinthians. O EC Pinheiros luta pelo 12º. título (o oitavo consecutivo), com 434 pontos, contra 316 do Minas Tênis. O Clube Alvarez Cabral, do Espírito Santos, está em quinto, com 54 pontos.
Ainda nesta primeira etapa, Ana Marcela Cunha, também da UNISANTA, terminou em quarto lugar nos 800 metros nado livre. Nesta quinta- feira (3), ela segue para os Estados Unidos, onde no domingo (6), tem pela frente mais uma etapa do Circuito Mundial de 10 Km., o New York City Pro Swim, na ilha de Manhattan, em Nova Iorque, no já tradicional dia anual dedicado aos brasileiros: o Brazilian Day.
Ana Marcela vem ainda de um excelente resultado na etapa dinamarquesa do Mundial, realizada no último sábado (29), em Copenhagem, onde ela obteve a segunda posição, em uma prova muito disputada.
Em Palhoça, a UNISANTA, do técnico Márcio Latuf conta com 50 nadadores, sendo 20 mulheres e 30 homens. A professora Rosa do Carmo José, coordenadora de Natação, chefia a delegação, composta ainda pelos técnicos Gerson Pazian, Fábio Massaini, o Binho, Carlos Arapiraca, Elvancir Nascimento e Jefferson Neves, além do massoterapeuta Nei Roblis.
No Troféu José Finkel, serão disputadas 42 provas, divididas em cinco etapas, subdivididas em fases eliminatórias e finais. A competição terá a participação de aproximadamente 390 nadadores de 38 equipes. O Troféu José Finkel terá suas finais transmitidas ao vivo pelo Sportv.

PROGRAMA – A competição está assim distribuída: 2ª etapa (eliminatórias, 02/09, 18h / finais, 03/09, 10h) – 200m livre F e M/100m borboleta F e M/50m costas F e M/400m medley F e M/4x50m livre F e M. 3ª etapa (eliminatórias, 03/09, 18h/finais, 04/09, 10h) – 400m livre F e M/200m costas F e M/50m borboleta F e M/4x200m livre F e M.
4ª etapa (eliminatórias, 04/09, 18h / finais, 05/09, 10h) – 50m peito F e M/200m borboleta F e M/4x100m medley F e M/1500m livre F/800m livre M. 5ª etapa (eliminatórias, 05/09, 18h / finais, 06/09, 10h30) – 100m livre F e M/100m costas F e M/100m peito F e M/200m medley F e M/4x100m livre F e M.