A quebra do recorde sul-americano nos 50 metros nado de peito por Felipe Lima, na quarta etapa de eliminatórias do 47º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Maria Lenk, na noite desta sexta-feira (4), compensou a ausência de Kaio Márcio na qualificatória dos 200 metros nado borboleta.
Felipe, que está pré-qualificado para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, nos 100 metros estilo peito, mostrou que veio para essa competição disposto a fazer história. Nas eliminatórias dos 50m do mesmo estilo, ele superou o recorde sul-americano da prova que não é olímpica e está fora do programa do Pan, com 28s16. O tempo anterior era de Eduardo Fischer, do Pinheiros: 28s21, de 2003. Curiosamente, Fischer nadou na série anterior e foi desclassificado.
Segundo o nadador da UNISANTA, o resultado foi um “aquecimento” para os 100 metros na última etapa do Troféu. “Estou muito focado em me garantir nos Jogos Pan-Americanos”, assinalou o atleta, que na temporada passada também tirou o recorde continental de Fischer, nos 100m peito.
Ainda nos 50 metros nado de peito, a UNISANTA terá na final A, Armando Pedroni, com o tempo de 29s61, e Rogério Karfunkelstein, com 28s76, na raia cinco, nanado ao lado de Felipe Lima.
Assim, a ausência do campeão e recordista mundial Kaio Márcio em mais uma prova – a terceira consecutiva, já que também esteve ausente dos 100 e 50 borboleta –foi, de certa forma, compensada. Existe a expectativa de que Kaio participe da série mais forte do revezamento 4×100 medley, na manhã desta sábado (5), quando também ocorrem as finais A e B dos 50 metros estilo peito.
A etapa terá ainda as finais dos 50 metros nado de peito feminino 200 metros nado borboleta feminino e masculino, e as séries mais fortes dos 1500 metros nado livre feminino, 800 metros nado livre masculino e revezamentos 4×100 medley feminino e masculino. A UNISANTA terá 20 nadadores nas finais A e B e séries mais fortes. O Canal Sportv 2 transmite as finais a partir das 10 horas deste sábado (5).