A parceria com a prefeitura foi firmada nesta quinta-feira (24), durante inauguração da piscina olímpica do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças. Atletas olímpicos da Unisanta como Leonardo de Deus, Gabrielle Roncatto e Felipe França, entre outros, prestigiaram o evento.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) firmou, nesta quinta-feira (24), parceria com a Prefeitura Municipal de Santos / Secretaria de Esportes, com o objetivo de aplicar a Metodologia Santa Cecília de Natação para crianças inscritas nessa atividade nas piscinas públicas da Cidade.

O termo foi assinado durante a inauguração da primeira piscina pública com dimensões olímpicas, instalada no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, na Ponta da Praia. Na oportunidade, assinaram o termo o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o secretário de Esportes do município, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, o diretor de Esportes e a coordenadora de Natação da Unisanta, respetivamente, Prof. João Barros e Profa. Rosa do Carmo José, além do presidente da Câmara Municipal de Santos, Rui de Rosis.

O benefício se estenderá para jovens das outras duas piscinas localizadas nos centros esportivos e recreativos da Zona Noroeste (Castelo) e do M. Nascimento Jr. (Bom Retiro).

“A Unisanta tem uma tradição esportiva. Leva para o Brasil e o mundo o nome da Cidade. É um orgulho essa parceria”, comentou o prefeito. “ É uma conquista para o esporte da Cidade, para que a gente possa revelar aqui novos talentos. A piscina vai ser homologada para receber competições oficiais, além de servir ao interesse público, com lazer e integração das pessoas”, afirmou. “A obra demorou, mas a gente conseguiu entregar esse presente para o aniversário da Cidade”, emendou.

A parceria visa difundir a natação como prática esportiva, colaborar para o desenvolvimento da saúde e educação e identificar talentos. A ideia é capacitar professores e instrutores na metodologia técnica, didática e pedagógica utilizada pelos coaches da Universidade Santa Cecília.

“Somos uma referência por formarmos campeões há tanto tempo e não tenho dúvida disso (que sairá mais um campeão olímpico da piscina), porque é mais um local de oportunidades”, disse o Prof. João Barros, diretor do Departamento de Esportes da Unisanta.

Atletas olímpicos, paratletas e nadadores da equipe de base da Unisanta também estiveram presentes no evento e nadaram na nova piscina. “Aqui é onde tudo começa, dando oportunidade para as crianças evoluírem, terem mais educação e saúde, praticando esporte. É o pilar para se formar um grande atleta. Estamos no caminho certo para formar também cidadãos educados. Nunca vi uma universidade fazer algo parecido”, comentou Leonardo de Deus, nadador da Unisanta, atleta olímpico, campeão mundial e recordista com a equipe de revezamento 4x200m livre no Campeonato Mundial de Natação em piscina curta.

“Fiquei bem feliz por ser uma chance para quem não tem oportunidade de pagar, por ser um espaço público; a piscina está muito bonita”, emendou a também atleta olímpica da Unisanta, campeã sul-americana e integrante da seleção brasileira.

Além de Gabi e Leo, outros atletas renomados da Unisanta experimentaram a nova piscina, entre eles: Felipe França, atleta olímpico, campeão e recordista mundial nos 50m peito; Carlos Farrenberg, medalhista de prata nos 50m livre categoria S13 nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro; André Calvelo, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude e campeão brasileiro; Lucas Santos, campeão mundial escolar nos 50 e 100mlivre e atleta da seleção brasileira; além de Julia Sebastian, recordista sul-americana e Thiago Simon, atleta olímpico.

Educação aliada ao esporte – Primeira força universitária da natação brasileira, a Unisanta prossegue acumulando títulos. Após ter dado ao Brasil sua única medalha olímpica em esportes aquáticos na Rio 2016, com Poliana Okimoto, a Universidade tem em sua equipe os mais renomados atletas do País. Entre eles, Nicholas Santos, um dos maiores velocistas da atualidade e o nadador mais velho da história a ser bicampeão mundial, e Ana Marcela Cunha, tetracampeã do Circuito Mundial de Águas Abertas da Fina 2018, maior vencedora de etapas da história do circuito.