A campanha, em prol do Instituto Neo Mama e do Banco de Sangue, também é aberta à comunidade. As aulas começam nesta segunda e na terça-feira. (4 e 5/2).

Mais uma vez, calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) terão a oportunidade de iniciar ou dar continuidade à trajetória universitária participando de ações sociais, que contribuem com sua formação como futuros profissionais e principalmente como cidadãos.

As aulas começam dias 4 e 5/2. Na mesma semana, os estudantes serão recebidos com duas importantes campanhas:

Doação de cabelo para o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama

Dias 6 e 7 de fevereiro, das 9h às 12h e das 18h30 às 21h, no pátio do Bloco M da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277, haverá corte de cabelo solidário (a partir de 15cm de cabelo), com doação para o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. A ação tem apoio de City Hair Studio & Barbershop e colaboração da Associação Pró-Medula. A campanha também é aberta à comunidade, que pode cortar o cabelo no local ou trazer já cortado.

Doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea

Nos meses de férias, os bancos de sangue normalmente registram queda do número de doadores. Este quadro se agrava agora com a aproximação do Carnaval.

Diante dessa preocupante realidade, a Unisanta também recebe calouros e veteranos com a Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea.

Os interessados em doar sangue ou se cadastrar como possíveis doadores de medula óssea devem se dirigir ao Hemonúcleo de Santos, que fica no Hospital Guilherme Álvaro, de segunda a sábado, das 8h às 12h30. O endereço é Rua Oswaldo Cruz, 197, bem ao lado da Unisanta.

Medula – Quando não há um doador entre os parentes, a solução para o transplante é procurar um doador compatível entre a população regional ou mundial.

O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e pertence ao Ministério da Saúde. Coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), reúne todos os dados de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante.

Para se cadastrar e se tornar um possível doador de medula óssea, é muito simples. O candidato a doador deve informar no Hemonúcleo de Santos o seu desejo de se tornar um doador. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (5 ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.

O doador irá permanecer no registro até completar 60 anos de idade. A convocação para realizar a doação pode demorar alguns anos ou nem chegar a acontecer.

Uma pessoa pode ser voluntária para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos.