Escolher um esporte para praticar durante a infância é supernormal. Dentre tantas opções que os pais podem definir o balé, para as meninas, e o futebol/lutas marciais, para os meninos, são opções clássicas, normalmente, mais procuradas.

Porém, de uns anos para cá, outro esporte tem se destacado e ganhado mais força entre os pequenos, a natação. Seja pelos benefícios que este esporte traz à saúde, ou mesmo pela brincadeira de estar dentro d’água, o fato é que mais crianças têm se dedicado a este esporte.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza o 23° Torneio Don Peixito Olímpico de Natação, evento que reúne cerca de 250 crianças, com idades de 7 a 12 anos, que, não só praticam o esporte como um hobby, mas também disputam competições para conquistar boas posições e mostram que não estão na água para brincadeira.

Colecionando cerca de 15 medalhas, Lucas Santos Ferreira de Souza, de apenas oito anos, já desponta com um futuro promissor na natação paulista e brasileira. Introduzido no esporte com quatro anos por problemas respiratórios (bronquite), sua mãe, Lúcia Roseane dos Santos, fala que, cedo ou tarde colocaria o filho para praticar o esporte. “Ele praticou karatê chegando até a faixa laranja, mas a natação foi o esporte que ele gostou mais. Eu não influenciei, mas colocaria o Lucas na natação, pois pratiquei o esporte por 28 anos e nadei 13 na Unisanta”, diz.

Outra pequena que tem dado o que falar é Danielle Gonçalves Roncatto. Irmã de mais três nadadores, a nadadora mirim mostra que é determinada e não está para brincadeira. “Eu acho natação um esporte legal e gosto de competir”, comenta, timidamente. Danielle, que praticou balé por quatro anos, trocou as sapatilhas de cetim pelos pés descalços dentro d’água. “Por indisponibilidade de tempo, Dani teve que escolher entre natação e o balé, mas não pensou duas vezes”, conta a mãe, Andréa Gonçalves. De acordo com a mãe, Danielle não falta nos treinos e se dedica muito ao esporte. “A Dani nem poderia estar competindo hoje. Ela está tomando antibiótico por conta de uma infecção no ouvido (otite), mas fez questão de comparecer”.

Benefícios – Apesar de a natação ser considerada um dos esportes mais saudáveis por trabalhar com diversos grupos musculares e desenvolver o sistema cardíaco e respiratório, é importante que a criança pratique outros esportes. “É interessante colocar a criança em outros esportes para que ela escolha o que melhor se adapta, pois cada um tem sua particularidade”, explica a médica Alessandra Bittar.