Medalhistas olímpicos do Reino Unido confirmados na 3ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, a ser realizada em 24 de janeiro de 2009, a partir das 10 horas, na Baía de Santos, em Santos/SP. A competição abre o calendário do mais importante circuito internacional de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas).

David Davies, medalha de prata em Pequim e Cassandra Patten, bronze, virão a Santos, juntamente com Daniel Fogg, sendo que também o outro grande nome da natação mundial em Águas Abertas, o búlgaro Petar Stoychev, também é presença certa, Stoychev, campeão mundial em 2005, competiu nas duas edições anteriores da prova santista. As federações de Portugal e Holanda trarão dois atletas cada.

A disputa de 10 km terá em paralelo à abertura do Campeonato Paulista de Águas Abertas, que inclui provas de 1, 2 e 4 kms, reunindo aproximadamente 1.200 atletas, entre 11 e 80 anos.

Com organização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), e chancela da Federação Internacional de Natação (Fina), Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP), a prova deve reunir ainda outros grandes nomes da natação mundial em águas abertas, entre os quais a campeã olímpica e pentacampeã mundial, a russa Larissa Ilchenko; os campeões do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, o italiano Valério Cleri e a alemã Ângela Maurer.

Participam ainda os grandes nomes da natação brasileira, como Ana Marcela Cunha, da UNISANTA, e Poliana Okimoto, respectivamente quinta e sétima colocadas nos Jogos Olímpicos de Pequim, lembrando ainda que Ana Marcela foi a terceira colocada no Circuito Mundial.

Entre os homens, destaque para o atleta olímpico Allan do Carmo, quinto colocado no Circuito Mundial, e para Luiz Lima, tetracampeão da tradicional Travessia do Fortes e integrante da seleção brasileira de maratonas aquáticas.