slide

A manhã desta quarta-feira (20) já começou com boas notícias para o Brasil. Matheus Santana, nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e considerado um dos principais nomes da seleção brasileira na competição, conquistou sua segunda medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados em Nanquim, China. O atleta foi o 2º colocado na prova dos 50m livre, ao completar o percurso em 22s43. Hexin Ye, da China, ficou com o ouro (22s) e Dylan Carter, de Trinidad e Tobago, garantiu o bronze (22s53).

“É boa a sensação de ganhar a medalha, mas fico meio assim…eu particularmente me cobro muito para alcançar meus objetivos. Mesmo ganhando essa medalha, ficou um gostinho de quero mais”, disse Matheus.

A primeira medalha de Matheus na competição foi garantida no revezamento 4x100m livre misto, no último domingo. O time formado por ele, Luiz Altamir Melo, Nathalia de Luccas e Giovana Diamante marcou 3m31s55 e também levou a prata. Os nadadores ajudaram o Brasil a conquistar a primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Nanquim 2014 e o primeiro pódio da natação brasileira na história da competição. Na oportunidade, Matheus foi o herói do revezamento ao pegar o Brasil na sétima posição e fechar em segundo.

Recordista mundial juvenil e 7º melhor tempo do mundo nos 100m livre, o nadador da Unisanta disputará ainda sua principal prova nesta distância.

Os Jogos Olímpicos da Juventude foram inaugurados pelo Comitê Olímpico Internacional em 2010, em Cingapura, no sudeste asiático para os jovens entre 14 e 18 anos, e tem mostrado talentos que brilham nos principais eventos absolutos, como a lituana Ruta Meilutyte, que está competindo em Nanquim com medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 no currículo.