Em uma homenagem mais do que merecida, a pioneira da natação feminina brasileira, Maria Lenk, falecida nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, aos 92 anos, dá seu nome ao Troféu Brasil de Natação/Campeonato Brasileiro Absoluto de Verão, a ser realizado de 1º. a 6 de maio próximo, no Rio de Janeiro.

A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com sua legião de estrelas da piscina, será uma das grandes atrações desta competição, que serve de última seletiva para definição da seleção nacional a ser inscrita para disputa dos Jogos Pan-Americanos, Rio 2007.

Além da UNISANTA, do técnico Márcio Latuf, e de atletas como o campeão e recordista mundial Kaio Márcio de Almeida, o Troféu Brasil, agora Troféu Maria Lenk de Natação, terá em ação as outras potências da natação brasileira: Esporte Clube Pinheiros e Minas tênis Clube.

No último dia 12 de fevereiro deste ano, Maria Lenk foi homenageada pelo Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, que deu seu nome para o novo Parque Aquático que vem sendo construído no autódromo do Rio de Janeiro para receber as provas de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais nos Jogos Pan-Americanos.

Em 2004, Maria Lenk recebeu o troféu Adhemar Ferreira da Silva, na cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, destinado aos melhores atletas do ano.