Como atleta, ela deu significativa contribuição ao desenvolvimento da natação da Universidade Santa (Cecília UNISANTA), de Santos. Suas marcas pessoais valeram títulos e recordes estaduais, brasileiro e mesmo continentais, ajudando a equipe a manter por um bom período a hegemonia na natação sênior feminina do Brasil.
Hoje, após a primeira temporada (2008) dedicada exclusivamente ao trabalho fora da piscina, Maressa Nogueira, aos 27 anos, empresta seu talento e inteligência a um projeto da UNISANTA que busca a detecção, valorização e aprimoramento de novos talentos.
Além de atuar no trabalho técnico junto às equipes infantil (tricampeã estadual), juvenil (tricampeã estadual e bicampeã brasileira) e uma terceira de não federados, Maressa é peça importante no acompanhamento, avaliações, testes, coleta e armazenagem de dados que auxiliam sobremaneira os demais integrantes da Comissão Técnica da natação da instituição de ensino santista.
“Com os recursos oferecidos pela Universidade e diante de um material humano de primeira, podemos desenvolver um trabalho calcado nos mais modernos fundamentos da Ciência do Esporte no que tange à natação”, afirma Maressa, integrante também de um grupo de estudos junto à Universidade de São Paulo (USP).
“Sou pós-graduada e tenho a intenção de buscar o mestrado tão logo consiga conciliar a parte acadêmica às minhas atividades profissionais”, diz, lembrando que já tem trabalhos científicos já publicados ao lado de renomados professores da USP e Mackenzie.
No projeto voltado para os novos talentos, Maressa tem sua atenção voltada para todas as categorias das quais dispõe a UNISANTA. “Do mirim, passando pelo petiz, monitoro o desenvolvimento de todo o nosso contingente de atletas da base, e sigo com as avaliações, histórico, desempenho e tudo mais nas demais categorias até à natação de alto rendimento”, destaca. “Os dados coletados são levados e discutidos com os atletas e técnicos, que encontram, assim, meios, de uma constante evolução”.
Maressa exemplifica sua atuação, citando o trabalho feito com uma das mais importantes estrelas da natação da UNISANTA, Ana Marcela Cunha. “Como temos o privilegio de contar com uma nadadora de tamanho potencial, podemos proceder a uma sistemática de avaliação de bases científicas em condições de elevar ainda mais sua capacidade de rendimento atlético, fisiológico e técnico”.
Outros talentos como Matheus Louro Neto, melhor nadador infantil do País no estilo peito, e Israel Murat, nadador sênior criado na UNISANTA desde o baby, aos 2 anos de idade, recebem idêntica atenção, o mesmo ocorrendo com os demais atletas da instituição. “Para cada um especificamente, temos um tipo de acompanhamento, compatível com seu estágio, idade e desenvolvimento”.
LIGADA À UNISANTA – Embora tenha a começado a nadar em Ourinhos, aos oito anos, e passado algum tempo em Assis, Maressa se diz ligada à UNISANTA desde sempre. “Mesmo em Assis, já tinha ligação com a natação da Universidade, que mantinha um pólo naquela cidade. Em 2000, tive a oportunidade de vira para Santos, onde encontrei os melhores anos de minha vida como atleta e agora como profissional à borda das piscinas”.
Pela UNISANTA, Maressa, na condição de atleta, conquistou títulos estaduais e nacionais, principalmente nas provas de revezamento 4×50 quatro estilos e nos 50 e 200 metros nado de peito. Além disso, teve quatro convocações para compor a seleção brasileira em Copas do Mundo.