“Foram numerosos presentes para a cidade de Santos e Região, nestes últimos três meses. Costumam dizer que a Universidade Santa Cecília (Unisanta) parece uma universidade norte-americana, pelo apoio incondicional ao esporte, mas não é bem assim. Além do brilho internacional e nacional na área esportiva, conquistamos para a cidade recentemente cerca de 50 prêmios de alunos, ex-alunos e professores em todas as áreas acadêmicas e muitos destaques profissionais, que ultrapassam centenas”.
A afirmação é do dr. Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo da Universidade e presidente do Santos Futebol Clube, durante a entrega de certificados de honra ao mérito entregues na manhã desta quinta-feira, pela Universidade. Receberam a homenagem da Unisanta cerca de 460 pessoas, das quais 280 são atletas da natação, fora o tênis de mesa, as meninas da seleção de futebol brasileira, a mais 180 na área acadêmica e profissional, entre alunos e professores.
A Reitora, dra. Sílvia Teixeira Penteado, mencionou o papel dos professores e dos técnicos na área esportiva, chamados recentemente para representar Santos e o Brasil em congressos, competições e debates. “O leque é bem amplo: do maior prêmio Internacional de Meio Ambiente – o Fiema- para o Projeto Remangue, vencedor também do honroso Prêmio Comunidade em Ação 2008, categoria grupos, do jornal A Tribuna/CPFL, a dezenas de trabalhos de sustentabilidade social e ambiental, a lista é extensa e deve ser motivo de orgulho para a Baixada Santista”.
A preocupação com o trabalho comunitário acompanha o Complexo Santa Cecília desde sua fundação, há 47 anos, lembra a Diretora-Presidente Lúcia Teixeira Furlani. “No último Balanço Social divulgado na Internet e para as autoridades, constatamos que o número de procedimentos e atendimentos gratuitos à Comunidade em três anos (2004-2006), que atingiram 885.212, ultrapassaram em cerca de 20 mil as populações somadas de Santos, São Vicente e Cubatão, que atingem 868.747 pessoas, segundo o IBGE”.
Até a cirurgia plástica, de prestígio nacional e internacional, tem uma preocupação social: atividades no Programa Rostros Felices, organização internacional itinerante que atua em vários países do mundo, como Camboja, China, Vietnã, Peru, Brasil e Equador. Além do Ambulatório, que faz cirurgias a preços de custo.
São igualmente importantes as Clínicas de Fisioterapia, Odontologia, Consultório Farmacêutico, Escritório de Assistência Judiciária, Juizado Especial Cível, Universidade Cidadã, Proeducar e Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura.
Igualmente o Colégio Santa Cecília se destacou neste ano por um trabalho de interesse social: foi destaque no último Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa do Estado de S. Paulo, com um projeto de lei visando a Prevenção de Câncer Bucal por HPV.
Veja a relação dos premiados na área acadêmica
As glórias no esporte