Bicampeã brasileira dos 5 e 10 km e com vaga assegurada para a prova dos 10 km do Mundial de Maratonas Aquáticas de Sevilha, na Espanha, a maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, é apontada como favorita para a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas. A prova, marcada para as 9 horas deste domingo (24), em Porto Belo, Santa Catarina, serve ainda de seletiva para a disputa dos 5 km do Mundial da Espanha, a ser realizado entre os dias 3 e 8 de maio.
A disputa no Litoral Norte de Santa Catarina garante aos dois primeiros colocados em cada um dos naipes (feminino e masculino) a vaga na disputa internacional, que servirá de seletiva para a maratona aquática de 10 km do Jogos Olímpicos de Pequim.
A representante da UNISANTA é a atleta mais nova da história a ter conquistado o circuito nacional e acumula, entre diversos outros títulos, o da Travessia dos Fortes de 2006, bem como o quinto lugar na Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, prova na qual obteve a primeira colocação entre as brasileiras, assegurando presença no Mundial de Sevilha.
No masculino, o atual campeão da prova e do circuito nacional, Carlos Eduardo Pavão, é um dos favoritos. O experiente Luiz Lima é outro forte candidato a abrir o ranking brasileiro com vitória. Medalhista de bronze no Pan-americano do Rio de Janeiro, o baiano Allan do Carmo também deve esquentar a briga pelas primeiras posições, assim como o gaúcho Marcelo Romanelli Soares.