Está chegando a hora. A maior prova em águas abertas das Américas, a terceira edição da Maratona Aquática Internacional de Santos – UNISANTA/Troféu Renata Agondi tem Congresso Técnico e Coletiva de Imprensa marcados para esta sexta-feira (23), a partir das 10 horas, no Consistório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), à Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, em Santos.
A prova de 10 km, marcada para a manhã deste sábado (24), a partir das 10 horas, na Praia da Aparecida, tem a organização da UNISANTA. A disputa abre o calendário 2009 do mais importante circuito internacional de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas).
A prova tem a participação de 57 atletas de 13 países: Itália, Chile, Portugal, Bulgária, Inglaterra, Eslovênia, México, França, Holanda, França, Canadá, Alemanha e Brasil. Ainda dos Estados Unidos, virá o árbitro oficial da Fina, Roque Santos; do Egito, o dirigente da mesma entidade, Mohie Farid, e da Dinamarca, o técnico Peter Stougaard, que vem na condição de observador, o que eleva para 16 o número de países envolvidos no evento.
Com a chegada da atual campeã mundial, a alemã Ângela Maurer, na manhã desta quinta-feira (22), completa-se o quadro de grandes estrelas internacionais para a disputa O também campeão mundial, o italiano Valério Cleri, bem como os ingleses David Davies e Cassandra Patten, medalhistas de prata e bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, já estão em Santos.
Simultaneamente à prova oficial da Copa do Mundo, o evento contará com a abertura do Campeonato Paulista de Águas Abertas, com disputas de um, dois e quatro quilômetros.
BOA VISÃO DA PROVA – O público poderá ver de perto as disputas dos melhores nadadores do Mundo nesta 3ª Maratona Aquática Internacional de Santos – UNISANTA/Troféu Renata Agondi. A prova será realizada em um circuito de três voltas, sendo que em cada uma com uma reta de mais de mil metros junto à orla, possibilitando à torcida acompanhar os atletas, que nadarão em um quadrilátero, com a primeira reta de 1.115 metros, a 70 ou 80 metros da faixa de areia, indo até em frente à Igreja Santo Antonio do Embaré.
O segundo trecho em direção ao oceano terá 550m, a reta oposta mais 990m e a quarta parte, sentido praia, com 650m. No ano passado, os atletas nadaram um percurso de ida e volta em direção ao oceano, também totalizando 10 km. “Com este novo trajeto, o público conseguirá acompanhar quem está na frente, qual a estratégia de cada um. Garantirá mais emoção à torcida”, informou Igor de Souza, diretor-técnico do evento.
GRANDES NOMES – Além dos campeões mundiais, que coincidentemente ficaram na quarta posição nos Jogos Olímpicos de Beijing, outros destaques estão entre os cotados no sábado (24). Entre eles, dois medalhistas olímpicos, os ingleses David Davies e Cassandra Patten, respectivamente prata e bronze. Os brasileiros estarão muito bem representados, com Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, 5ª e 7ª colocadas na China e atletas que moram em Santos, além do também olímpico Allan do Carmo.
Com apenas 16 anos de idade e atual top 3 da Copa do Mundo, Ana Marcela joga o favoritismo para as européias, Angela e Cassandra, e sabe que a responsabilidade por estar ‘em casa’ será grande. “Mas também a torcida estará ao nosso lado durante mais de mil metros em cada volta e, com certeza, ao entrarmos na última volta, será empolgante”, informou Ana, já esperando um novo duelo nacional, contra Poliana. “Com certeza, ela estará ao meu lado e será uma disputa muito boa”, informou.
Na prova feminina, outros dois nomes fortes e com condições totais de vitória são a chilena Kristel Kobrich e a italiana Martina Grimaldi. No masculino, o favoritismo fica mesmo para Valério Cleri e David Davies. O italiano venceu cinco das oito etapas da Copa do Mundo 2008, foi terceiro em outras duas e também teve um quarto lugar.
Aos 27 anos de idade, o campeão europeu dos 25 km disse que em função das provas da temporada passada adiou as férias e, consequentemente, o retorno aos treinos. No entanto, não coloca o fato como empecilho para brigar pela vitória. “Vim para brigar pelo bicampeonato”, anunciou.
Em paralelo à Maratona Internacional, o evento de sábado contará com a etapa inicial do Paulista de Águas Abertas, com provas de um, dois e quatro quilômetros, reunindo mais de mil competidores, também com largadas e chegadas próximo ao Canal 6, tendo o Colégio Escolástica Rosa como referência. “Esperamos mais de 3 mil pessoas acompanhando as disputas”, avisou Igor de Souza.
A primeira largada será às 8h30, com a prova de 2 km. Vinte minutos depois começa a disputa de 4 km. Já o início da maratona internacional está marcado para as 10h10, com o masculino, e 10h15, com o feminino. Na sequência, às 10h20, será a vez da prova de 1 km. A expectativa é que os primeiros colocados da competição mundial cheguem às 12h10 e a premiação será às 13h.
A 3ª. Maratona Aquática Internacional de Santos -UNISANTA/Troféu Renata Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática Paulista (FAP). Patrocínio – Sabesp. Apoio – Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Santos, Jornal A Tribuna, Semp Toshiba, Gol Linhas Aéreas, Água Crystal, Santos e Região Convention & Visitors Bureau e Bandeirantes Emergências Médicas (Bem), Beneficência Portuguesa, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo. Promoção – Santa Cecília TV.