Em sua segunda edição, marcada para 26 de janeiro próximo, na Praia do Boqueirão, a Maratona Aquática Internacional da Cidade de Santos/Troféu Renata Agondi assume uma importância ainda maior. Além de abrir o mais importante circuito mundial de provas de águas abertas, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2008, a competição servirá a inúmeros países, incluindo o Brasil, como seletiva para as formações nacionais com vistas à disputa do Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas de Sevilha, Espanha, disputa que definirá o grupo de nadadores para a prova de 10 km dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China.
“Como única prova na distância olímpica de 10 km a ser realizada em 2008, antes da realização do Mundial e Pré-Olímpico de Sevilha, em maio, a Maratona Internacional de Santos polarizará as atenções da comunidade mundial da natação”, afirma Igor de Souza, diretor da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e da Federação Aquática Paulista, além de principal responsável técnico pela realização da competição santista.
Na primeira reunião preparatória para a organização deste importante evento, desenvolvida na manhã desta quarta-feira, na Sala de Atos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos, Igor salientou ainda que a disputa deverá contar com algo em torno de 100 nadadores, entre os quais os melhores do mundo, tais como os campeões por antecipação da temporada 2007, a alemã Angela Maurer e o russo Vladmir Dyatchin, coincidentemente vencedores da primeira edição da Maratona Aquática da Cidade de Santos, em janeiro deste ano. Sob a coordenação do presidente da Comissão Organizadora da prova, Marcelo Teixeira, o encontro desta quarta-feira envolveu todos os integrantes da equipe técnica da CO e mais os representantes das Secretarias Municipais de Esporte e Turismo, CET, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Capitania dos Portos. A reunião foi prestigiada pelo secretario Municipal de Esportes, professor Paulo Mussa, e por Raul Agondi, pai de Renata Agondi, a grande homenageada.
Na condição de única seletiva brasileira para a definição da equipe nacional que irá ao Mundial de Maratonas Aquáticas, a prova tem a organização UNISANTA, com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).Em concordância com as diretrizes da Federação Internacional de Natação (Fina), a prova, além da distância olímpica de 10 km, terá uma dotação de U$ 20 mil, além de pontuação correspondente para definição do ranking mundial, nas categorias feminina e masculina.Além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana. Ainda no dia 26 de janeiro de 2008, será realizada uma travessia de 1,2 km, no mesmo palco da etapa internacional, com a disputa aberta a nadadores de todas as categorias, a partir do petiz (11 anos), tanto no feminino como no masculino, com premiação em troféus e medalhas. Em disputa o Troféu de Posse Transitória Renata Câmara Agondi, vencido pela UNISANTA nas duas primeiras versões da prova em nível nacional.