A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) pode elevar para 12 o número de atletas nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, na manhã deste sábado, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.Onde seus dois principais maratonistas aquáticos buscam um lugar entre os quatro brasileiros que representarão o País nas provas pan-americanas de 10 km em mar aberto.
Luiz Lima e Ana Marcela Cunha, nadadores da UNISANTA e campeões brasileiros de águas abertas em 2006, estão entre os favoritos. A prova terá largada e chegada no posto seis, ao lado do Forte de Copacabana, mesmo local de disputa do Pan, com a prova feminina começando às 9h e a masculina, às 9h35. O percurso também será o mesmo dos Jogos, ou seja, duas voltas de 5 quilômetros no sentido anti-horário, somando os 10 quilômetros oficiais em Pan-americanos e Jogos Olímpicos.
A prova seguirá a regra da Federação Internacional de Natação que determina um tempo limite de 30 minutos, após a chegada do primeiro colocado para o término das disputas com menos de 25 quilômetros.
Além dos nadadores da UNISANTA, estarão lutando pelas duas vagas no masculino e as duas vagas no feminino, 40 atletas (20 homens e 20 mulheres). Todos os principais destaques do esporte no país estão inscritos na competição. Entre as mulheres, Poliana Okimoto, do EC Pinheiros; Pâmela Engel e Bruna Cavalcante, da ACEB/BA e Maria da Penha Cruz, da AEST/ES, são os nomes mais cotados para estar na seleção.
No masculino, também são inúmeros os candidatos a uma vaga: Arthur Pedroza, do Flamengo; Glauco Rangel, do Mesc/SP; os baianos Allan do Carmo, da ACEB/BA e Fábio Lima, do Grêmio Náutico/RS; e os gaúchos Carlos Pavão e Guilherme Bier, do Grêmio Náutico/RS.
EM PISCINA – A UNISANTA terá dez nadadores, em piscina, nos Jogos Pan-Americanos: pelo Brasil – Luiz Rogério Arapiraca, 1500 metros nado livre, Felipe Lima, 100 peito, Leonardo Guedes, 100 costas, Kaio Márcio de Almeida, 100 e 200 borboleta, Felipe May Araújo, 400 livre, Lílian Cerroni, 200 medley, Larissa Cieslak, 400 medley, Nayara Ribeiro, 800 livre e Michelle Lenhard, no 4×100 metros nado livre. Pela Argentina – Georgina Bardach, nos 200 e 400 medley, 200 costas e 200 borboleta.
Além de dez nadadores, a UNISANTA terá cinco integrantes de sua Comissão Técnica no comando da seleção brasileira de natação pan-americana, nos Jogos do Rio de Janeiro, no mês de julho. Três deles, são técnicos, incluindo o coordenador-técnico da equipe santista, professor Márcio Latuf.
Jefferson Neves e Rosane Carneiro, também da UNISANTA, completam a lista de técnicos. A UNISANTA ainda levará ao Pan, como membros da Comissão Técnica, o médico Marcos Bernhoeft e o psicólogo João Carlos de Barros. Pela seleção argentina, irá ao Pan o técnico Hector Sosa, também da UNISANTA