Nas piscinas, ele fecha o ano ostentando os recordes brasileiros e sul-americanos dois 800 e 1500 metros nado livre. Se isso já não fosse o bastante. Luiz Rogério Arapiraca, fundista da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, mostrou que seu talento transcende. No final de semana, competindo entre as feras das maratonas aquáticas, na prova Rei do Mar, no Rio de Janeiro, ele terminou atrás apenas do alemão Alexander Studzinsk.i

Arapiraca, melhor brasileiro na prova, chegou logo depois de Studzinsk, superando o atual campeão mundial de maratonas aquáticas de 10 km, o sul-africano Chad Ro (terceiro), o americano Alex Meyer (quarto) e o também brasileiro Allan do Carmo (quinto).

O australiano Codie Grimsey, que veio ao Brasil para substituir o irmão Trent, vencedor da edição de 2009, largou mal. Apesar de ter a preferência, após ter feito o melhor tempo na prova de classificação, perdeu a posição para o brasileiro Samuel De Bona. Na segunda boia, no entanto, recuperou a frente.

No feminino, na prova Rainha do Mar, em prova que não contou com a campeã brasileira e mundial Ana Marcela Cunha, da UNISANTA, que optou por um descanso após uma temporada vitoriosa, mas extenuante, a vitória foi da norte-americana Christine Jennings, seguida pela brasileira Poliana Okimoto. A mexicana Alejandra González completou o pódio.