A campeã mundial e brasileira de maratonas aquática, Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, já está definida como uma das representantes brasileiras no 14º Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos da Fina, a ser realizado na cidade de Xangai, na China, no período de 16 à 31 de julho de 2011.

Ana Marcela, maior nome da natação feminina nacional em 2010, irá a Xangai para a disputa da prova dos 10 km, tendo a companhia de Poliana Okimoto, também indicada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

O chamamento de ambas deveu-se ao fato de terem obtido os dois últimos títulos em disputa na Copa do Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA. Já quanto à participação feminina na prova de 5 km do Campeonato Mundial de Xangai, as duas atletas que representarão o Brasil serão definidas pelos resultados obtidos na Meia Maratona Aquática de Porto Belo, a ser realizada na cidade de Porto Belo, em Santa Catarina, no dia 13 de março de 2011.

A convocação para Xangai também representa a ida aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, já que a CBDA resolveu que os representantes nacionais no Mundial serão os mesmos no Pan.

LIVRE – Sem a necessidade de participar de uma seletiva, Ana Marcela, oficialmente de férias desde segunda-feira (6), não terá mais com que se preocupar. A possibilidade da realização de uma prova em janeiro, voltada para a definição do time feminino brasileiro dos 10 km, ainda a deixava muito focada. Agora ela pode, finalmente, descansar e repor energias para 2011. Com a agenda livre de competições, Ana Marcela passará o mês de janeiro dedicando-se apenas aos treinamentos de base.

A Federação Internacional de Natação (FINA) resolveu adiar a Maratona Internacional de Santos do dia 30 de janeiro de 2011 para o dia 17 de abril de 2011, considerando que a investigação sobre o acidente que vitimou o atleta Francis Crippen na etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas realizada na cidade de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, só iria terminar após o mês de janeiro de 2011

Quanto à escolha da representação masculina do Brasil para a prova dos 10Km no Campeonato Mundial de Xangai, conforme concordância de todos os supervisores e dos técnicos dos nossos principais atletas, a escolha será definida em uma seletiva nacional a ser realizada no dia 30 de janeiro de 2011, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Para a escolha dos dois representantes masculinos na prova de 5Km do Campeonato mundial de Xangai, ela será feita com base no resultado da Meia Maratona Aquática de Porto Belo, a ser realizada na cidade de Porto Belo, em Santa Catarina, no dia 13 de março de 2011.

FÓRUM – Na noite de quarta-feira (8), Ana Marcela Cunha foi uma das convidadas especiais para a abertura do III Fórum de Debates dos Projetos Caravana do Esporte e Caravana da Musica, mega projetos sociais desenvolvido em parceria entre ESPN Brasil, Unicef, Instituto Esporte Educação, de Ana Mozer, e Sol da Liberdade, de Daniela Mercury.

Bastante assediada pelo público, sobretudo pelos mais jovens, disse que foi um privilégio tomar parte de algo de tamanha importância para o desenvolvimento físico, emocional e de fortalecimento de cidadania. “Foi um momento único, maravilhoso”, disse Ana, emocionada.

Nos próximos três dias, esse fórum discutirá, em Atibaia, no Interior de São Paulo, os trabalhos desenvolvidos em diversas localidades, principalmente do eixo Norte-Nordeste. A Abertura ocorreu no Teatro do CIEE, na Capital.