O mais jovem representante masculino da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) na seleção brasileira de natação, Leonardo Guedes, de 18 anos, passou pelo seu primeiro teste nos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Na noite desta sexta-feira (20), no Parque Aquático Maria Lenk, ele garantiu vaga nas semifinais dos 100 metros nado de costas, com o oitavo tempo das eliminatórias, nadando para 57s15, 1s30, acima do seu tempo de balizamento (55s85).

Na manhã desta sábado (21), ela nadará as semifinais, em busca de um lugar entre os oito finalistas, que brigarão pela medalha de ouro, na manhã de domingo (22). Será uma disputa complicada, já que entre seus adversários estará Thiago Pereira, em busca de mais uma medalha de ouro, depois de ter estabelecido a marca recorde (entre nadadores brasileiros), com cinco de ouro. Ainda na briga, os norte-americanos Peter Marshall e Randal Bal, bem como os canadenses Anthony Sacco e Paschal Wollach, além do venezuelano Albert Subirats, entre outros.

Ainda na manhã deste sábado (21), no penúltimo dia da natação pan-americana, mais dois nadadores da UNISANTA caem na piscina. E ambos em busca do ouro. Kaio Márcio, nos 200 metros nado borboleta, atrás de sua segunda medalha dourada na competição, com a quase marca recorde pan-americana (melhor tempo das semifinais) de 1m57s99, e Luís Rogério Arapiraca, que nada a série mais forte dos 1500 metros nado livre, com 15m29s01, quarto melhor tempo de balizamento.