Na seqüência de sua preparação para Pequim 2008, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Kaio Márcio de Almeida, encara sua terceira competição consecutiva nos Estados Unidos. A partir desta quarta-feira (12), ele toma parte do Speedo Champions Series, o Sectionals da Flórida, marcado para a piscina da Associação Cristã de Moços de Orlando, Flórida, onde travará mais um duelo contra os melhores atletas do mundo – Michael Phelps e Ian Crocker.
O nadador chega a esta competição particularmente empolgado com os resultados obtidos na etapa de Missouri, há duas semanas. Naquela oportunidade, mesmo com uma forte virose, ele conquistou a medalha de prata na prova dos 200 metros borboleta e o bronze nos 100 metros. “Foram dois resultados muito expressivos. Consegui os melhores tempos de minha vida e numa competição de alto nível, contra os melhores nadadores do mundo. Isso me deu a convicção de estar no caminho certo”, avaliou Kaio.
Neste momento da preparação, o grande objetivo de Kaio é diminuir a marca que o separa de Michael Phelps, considerado o maior nadador da atualidade. Essa diferença está hoje na casa dos 3 segundos, mas o paraibano acredita que nas Olimpíadas de Pequim já seja bem menor. “Todo mundo está concentrado nas Olimpíadas. O treino é voltado para essa competição. Comigo não é diferente e por isso acredito que estarei chegando na China na melhor forma de minha carreira”, arriscou Kaio. “Tenho consciência de que Olimpíada é uma competição diferente. Todos precisam estar lá num grande dia”, reconhece.
PASSAPORTE VISADO – Com passaporte visado para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Kaio Márcio de Almeida, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, segue treinando em ritmo intensivo, em Fort Lauderdale, na Flórida, na piscina do Pine Crest, dentro de sua preparação para a Olimpíada.
Para brigar por bons tempo e lugares no pódio nos 100 e 200 metros nado borboleta, Kaio, sob a orientação da técnica Rosane Carneiro tem treinando no Pine Crest, em período integral, das 8 as 10 e das 16 as 18 horas.
Além da competição n Missori, ele também encarou o Flórida Gold Coast Junior Olympics, no qual venceu as provas de 100 borboleta (47s48) e 200 borboleta (1m43s06), em piscina de jardas. O tempo dos 200 borboleta é novo recorde da federação local e os 100 ficou a 22 centésimos de um recorde que já dura 25 anos. Kaio ainda nadou 50 livre (20s96), 100 livre (45s78) e 200 livre (1m42s30).
Antes de regressar ao Brasil para a disputa do Troféu Maria Lenk (Brasileiro Absoluto e último seletiva para Pequim para quem ainda sonha com uma vaga na equipe olímpica), no início de maio, Kaio Márcio terá mais uma competição nos Estados Unidos, mas segundo a técnica Rosane, ainda há uma dúvida entre Ohio e Palo Alto. Kaio tem um programa individual de preparação, elaborado pela técnica Rosane Carneiro, sob coordenação e monitoramento da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.