O campeão e recordista mundial do nado borboleta em piscina curta (25 metros), Kaio Márcio de Almeida, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, deve estar de volta ao Brasil no dia 8 de abril, depois de uma temporada de treinos e competições nos Estados Unidos, que se encerra com ma participação do Toyota Grand Prix, a ser disputado de 4 a 6 de abril, na Ohio State University, em Ohio.
No Brasil, o atleta, com passaporte visado para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, marcados para agosto, manterá a rotina de treinamentos fortes, visando à disputa do Troféu Maria Lenk , de 6 a 13 de maio, no Rio de Janeiro, quando na última seletiva nacional para a formação do time olímpico.
O planejamento da técnica Rosane Carneiro inclui até às vésperas do embarque para Pequim a participação de Kaio Márcio em disputa na Europa e um segundo treinamento em altitude, no mês de julho. O primeiro foi realizado em janeiro, no México.
No momento, Kaio se encontra envolvido com as disputas do Speedo Champions Series, o Sectionals da Flórida, marcado para a piscina da Associação Cristã de Moços de Orlando, Flórida, onde trava mais um duelo contra os melhores atletas do mundo – Michael Phelps e Ian Crocker.
Nesta fase da preparação, o grande objetivo de Kaio é diminuir a marca que o separa de Michael Phelps, considerado o maior nadador da atualidade. Essa diferença está hoje na casa dos 3 segundos, mas o paraibano acredita que nas Olimpíadas de Pequim já seja bem menor. “Todo mundo está concentrado nas Olimpíadas. O treino é voltado para essa competição. Comigo não é diferente e por isso acredito que estarei chegando na China na melhor forma de minha carreira”, arriscou Kaio. “Tenho consciência de que Olimpíada é uma competição diferente. Todos precisam estar lá num grande dia”, reconhece.

NOVO ENCONTRO – Para encerrar o ciclo de disputas nos Estados Unidos, Kaio tinha como opções Palo Alto e Ohio, mas optou pelo segundo em função de o mesmo possibilitar um novo encontro com os atletas do Club Wolverine, de Michael Phelps.
Kaio tem um programa individual de preparação, elaborado pela técnica Rosane Carneiro, sob coordenação e monitoramento da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.