Desde a obtenção dos índices olímpicos nos 100 e 200 metros nado borboleta, ainda nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Kaio Márcio de Almeida, e sua técnica Rosane Carneiro vinham projetando a preparação para Pequim 2008. A largada foi dada ainda durante o Torneio Open, em dezembro último. Parte do caminho já foi percorrido, mas ainda existe uma boa parte a percorrer.
“Em dezembro, no Rio de Janeiro, demos os primeiros passos, mas foi em janeiro que, efetivamente, arrancamos com o nosso primeiro trabalho em altitude. E deste a vinda para os Estados Unidos, temos acelerado, sendo que no período entre abril e julho ainda teremos competições aqui nos EUA, depois na Europa”, destaca Rosane, lembrando que no mês de julho será realizador um segundo trabalho de altitude, já com uma preparação especifica para os Jogos Olímpicos em Agosto.
A técnica destaca que o trabalho vem sendo desenvolvido conforme esperado, sem maiores imprevistos. Ela ressalta apenas que para o trabalho em altitude no México, no mês de janeiro, foi preciso contar com a ajuda financeira do Governo da Paraíba, estado natal de Kaio, para o pagamento das passagens. As demais despesas, por 22 dias, foram cobertas com recursos do próprio nadador.
Rosane faz uma avaliação positiva do trabalho já realizado: “Treinar e competir fora do país está sendo de grande valia para a preparação técnica, física e mental, já temos a facilidade de estar sempre em contato com os melhores do mundo”, afirma a treinadora.
Ao traçar um breve perfil do seu atleta, Rosane ressalta que Kaio sempre foi muito competitivo desde pequeno. “Para cada desafio, existe uma história, um motivo, uma razão diferente para querer se superar”, reforça. “De alguma forma eu ajudo, mas a motivação vem de dentro dele. Ele sonha e eu sonho junto”, concluir Rosane, que parece na ter muito tempo a perder. Afinal, agosto está logo aí e o Kaio precisa estar no melhor de sua forma para brigar por uma inédita medalha olímpica.