A maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, estréia nesta sexta-feira (7), às 9 horas, no Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos, competindo na prova de 5 km de maratona aquática, marcada para a Raia Olímpica da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. Além de Ana Marcela, o Brasil terá, Maria da Penha Cruz (Pepenha), Luiz Lima e Carlos Pavão.
A nadadora da UNISANTA, também inscrita na nas provas de 800m e 1500m livre, não estará junto com a seleção de natação, na piscina do EC Pinheiros, a partir do dia 12, porque seguirá, na noite dee domingo (9), para Dubai, nos Emirados Árabes, para a segunda etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, marcada para o dia 15. Antes de seguir para Dubai, Ana Marcela participará no domingo (9), a partir das 9 horas, da prova de 10 km de maratona aquática, também na Raia Olímpica
O calendário dos maratonistas brasileiros está intenso. Ana, Pepenha, Luiz Lima, Allan do Carmo, Marcelo Romanelli e ainda Poliana Okimoto (que não estará no Sul-Americano) participarão do Mundial da modalidade, de 3 a 8 de maio, em Sevilha, na Espanha.
A competição da Federação Internacional de Natação – FINA decidirá os donos das 10 primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Pequim, na prova de 10 quilômetros. Com tantas coisas importantes em jogo, o Sul-Americano tornou-se uma competição importante para o treinamento. Segundo os critérios da FINA, a chance para conseguir duas vagas para o país em Pequim é em Sevilha.
Os países que não tiverem dois atletas entre os 10 primeiros na Espanha, poderão pleitear apenas um lugar na Olimpíada, durante o Pré-Olímpico da modalidade, ainda em maio, na China. No Sul-Americano, a principal oponente das brasileiras será a chilena Kristel Kobrich, recordista sul-americana das provas mais longas de natação.