Campeão dos Jogos Judaicos de 2006, o israelense Daniel Katzir, de 21 anos, treinou por cerca de duas horas, na manhã desta segunda-feira (22), na piscina da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), visando a participação naquele que vem sendo definido como o maior show da natação mundial em águas abertas, a etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, marcada para sexta-feira (26), às 10h30, na praia do Boqueirão, na Baía de Santos.

Katzir, que chegou a Santos no domingo (21), compete pela primeira vez no Brasil e acredita que possa conseguir um bom resultado. “A intenção é exatamente essa. Embora reconheça que terei adversários duros pela frente”, afirmou, em referência aos grandes nomes envolvidos na disputa.

Sob a orientação do técnico argentino Alexandro Blank, o nadador israelense pretende desenvolver treinamentos diários, em dois períodos, manhã e tarde, até à véspera na competição, na quinta-feira (25). Além dos treinos na piscina da UNISANTA, ele fará reconhecimento da área de competição.

Nesta terça-feira (23), devem chegar mais quatro atletas, sendo três da Alemanha, incluindo a campeã do Circuito Mundial, Britta Karau-Corestein, e uma da Argentina. Britta e o técnico e esposo, Augusto Corestein, tem chega prevista em Guarulhos para às 7 horas. Às 17h30, chegam os alemães Christian Hein e Ângela Maurer. E, às 22h40, a argentina Pilar Geijo, acompanhada do técnico Diego Tricarico.

A prova, que abre o mais importante circuito internacional da natação em águas abertas, o 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2007, reúne o maior número de estrelas do esporte em uma competição, entre os quais os atuais campeões do circuito mundial, o búlgaro Petar Stoichev (hexacampeão) e a alemã Britta Kamrau-Corestein, além do campeão do Mundial de Nápoles (Itália), o russo Yuri Kudnov.

Definida pelo prefeito João Paulo Tavares Papa como ponto alto das comemorações de mais um aniversário da Cidade de Santos, a competição envolve ainda os campeões brasileiros Luiz Lima (UNISANTA) e Ana Marcela de Jesus, bem como a vice-campeã mundial dos 5 e 10 KM, a também brasileira Poliana Okimoto.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Atlântico, Sabesp e Terracom.